Representante da Creche Monika Budeus pede ajuda a vereadores em sessão na CMU

24/10/2019 08:32

A convite do vereador Rubério Santos (MDB), participaram da sessão desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal, Helena Silva Alves, coordenadora administrativa da Creche Monika Budeus e Ricardo Misson, e representante da entidade, com o objetivo de pedir ajuda financeira e esclarecer sobre o momento difícil que o lugar está passando.

Durante a reunião, Helena pediu socorro aos vereadores no plenário. “Aos parlamentares que destinaram recursos por meio de emendas parlamentares a entidades que não poderão receber essas emendas por falta de documentação [exigida no processo], peço que repassem esses valores à nossa creche, que tem 20 anos de existência e enfrenta sérios problemas financeiros”, pleiteou a coordenadora, que destacou ainda que a verba destinada pela prefeitura à entidade não é suficiente para cobrir os gastos. A instituição é uma das conveniadas com a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação. “Foram lançadas no Censo Escolar 2018, 74 crianças atendidas na creche, mas na verdade são 108. Aconteceu esse erro, que consequentemente faz a entidade receber do Executivo repasse referente às 74 crianças”, lamentou Helena.

Rubério contou que vários eventos são realizados pela creche, que está com um saldo devedor no valor de R$ 69 mil, no intuito de levantar recursos para suas despesas. “A entidade é séria e presta serviços essenciais na área de Educação. Precisamos nos mobilizar para amenizar essas dificuldades enfrentadas pelo local”, disse.

A coordenadora recebeu apoio de Alan Carlos da Silva (Patri), Denise da Supra (PL), que ressaltou “entender perfeitamente” o ‘sufoco’ financeiro e as responsabilidades atribuídas à creche pela comunidade, e também dos vereadores Agnaldo Silva (PSD) e Cleomar Marcos de Oliveira – Barbeirinho (PHS), que se comprometeram analisar a situação das emendas que ainda não foram repassadas por motivos burocráticos.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU