Representantes de Uberaba no Parlamento Jovem participam da Etapa Estadual

27/08/2013 00:00

Os alunos Breno Rezende e Otávio Mio, do Colégio MaristaDiocesano, e Mirella Ribeiro, Ivan Rodrigues, Larissa Gabrielle e BeatrizVitória, da Escola Estadual Corina de Oliveira, participaram entre os dias 21 e24 de agosto da Etapa Estadual do Parlamento Jovem, realizada em Belo Horizonte. Eles estavam acompanhados dos coordenadores RochelleGutierrez Bazaga e Guilherme Gonzaga Bento, e dos monitores Renato Ortega eThuane Pedrosa.

Cerca de 200 estudantes do ensino médio de 18 cidadesmineiras participaram dos debates e contribuíram com sugestões sobre o tema dasustentabilidade. Durante os três dias eles debateram propostas da temáticaCidades Sustentáveis, nos eixos ‘Uso e Conservação da Água’, ‘Produção e Consumo’e ‘Gestão dos Espaços Urbanos e Rurais’. Das 54 propostas apresentadas 19 forameleitas e levadas a plenária final.

Ao todo 30 estudantes do ensino médio participaram daprimeira edição do Parlamento Jovem durante o período de três meses, idealizadopelo vereador Franco Cartafina (PRB). "O projeto como um todo, foi muitopositivo. Os alunos que foram à etapa estadual representaram Uberaba muito bem,contribuindo de forma efetiva para a consolidação do documento que seráencaminhado à Comissão de Participação Popular. A expectativa é que para o anode 2014 possamos ampliar o número de escolas participantes e assim atender maisjovens estudantes do ensino médio", ressaltou o vereador.

O projeto ainda contou com a parceria do ProgramaInstitucional de Iniciação a Docência de História, da Universidade Federal doTriângulo Mineiro, que cedeu os monitores. Para a coordenadora RochelleGutierrez, “o Parlamento Jovem contribui para a formação política dosestudantes, estimulando-os a participar das discussões relevantes para asociedade e isso ficou comprovado com a participação dos representantes deUberaba na Etapa Estadual, que tiveram uma contribuição importante”.

Já o coordenador Guilherme Bento, ressaltou que "porser o primeiro ano de Parlamento na cidade e diante de todas as dificuldadesenfrentadas, Uberaba se destacou muito bem na etapa estadual. Podemoscontribuir com a proposta de regionalização do projeto e colocar Uberaba comopotencial cidade pólo do PJ 2014 na macrorregião do triângulo. Acrescentou queno próximo ano Uberaba irá apresentar o tema "Participação Política" comoproposta temática do PJ".

Estiveram presentes no evento dos vereadores Edcarlo dosSantos Carneiro – Kaká Se Liga (PSL), e Luiz Humberto Dutra (PDT). Segundo KakáSe Liga, “neste momento, em que vemos os jovens saindo às ruas em protesto, émuito importante ver um grupo que já há bastante tempo tem se dedicado acontribuir com a política no seu mais puro sentido, que é desenvolver propostasde benefício coletivo”.

Departamento de Comunicação Social