Reunião do Parlamento Jovem reúne professores no Anexo Nagib Cecílio

18/02/2016 12:16

Professores de escolas particulares e públicas participantes do Projeto Parlamento Jovem 2016 (PJ) estiveram reunidos na tarde de hoje (17), no Anexo Nagib Cecílio, com o presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra (PMDB), vereador Franco Cartafina (PRB), superintendente da Juventude de Uberaba e coordenadora do polo regional, Rochelle Bazaga, e a coordenadora Larissa Costa para alinharem as questões do projeto e começar a colocá-lo em prática.

Durante o encontro, Rochelle discutiu democraticamente o cronograma das oficinas, definindo juntamente com os professores dias e locais para as realizações dos cursos, apresentou a proposta do projeto e sua história no Estado. “O Parlamento Jovem, realizado desde 2004, é um projeto de educação para a cidadania, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Sua dinâmica prevê a realização de oficinas e plenárias municipais e regionais para discutirem o tema escolhido e realizar a análise das propostas. Somente depois de muito trabalho se chega à plenária final realizada em Belo Horizonte – MG”, explicou. “Mobilidade Urbana” é o tema a ser trabalhado este ano, em mais 11 municípios, que se juntam a 36 que estiveram na edição de 2015. As 47 cidades serão organizadas em 12 polos regionais.

Depois da explanação de Rochelle, Dutra aproveitou a oportunidade para parabenizar Franco pelas ações e propostas apresentadas como representante do Legislativo e desejar sucesso aos participantes do PJ. “Desejo sorte às escolas participantes. Que seja feito um bom trabalho e os objetivos propostos alcançados”, desejou.

O autor da resolução que instituiu o Parlamento Jovem em Uberaba, Franco Cartafina, faz questão de enfatizar a importância do PJ para os jovens e enaltecer o apoio recebido pelo Parlamento. “Esse é um projeto por qual eu luto, abraço, mesmo não sendo meu, pois pertence à cidade, à nossa Câmara. Os presidentes que passaram pela Casa, durante o processo de implantação do PJ, foram fundamentais para o sucesso do programa, no qual trabalhamos com jovens durante vários meses através de oficinas, debates, etc. Precisamos sempre do apoio do Poder Legislativo durante sua execução. O projeto lapida e oferece instrumentos aos estudantes para que os mesmos formem opiniões sobre os temas colocados anualmente em discussão”, ressaltou.

As escolas participantes este ano são: Colégio Marista Diocesano, Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, Colégio Nossa Senhora das Graças Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, Escola Estadual Henrique Kruger, Colégio Tiradentes da PMMG e Escola Estadual Professora Corina de Oliveira.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação