Reunião na CMU discute a realização do 1º Seminário Regional de Câmaras Municipais

29/06/2017 17:38

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (29) a primeira reunião para discutir a organização do 1º Seminário Regional de Câmaras Municipais. O encontro aconteceu no gabinete do presidente Luiz Dutra (PMDB) e contou com as presenças dos presidentes das câmaras de Uberlândia, Alexandre Nogueira, Araxá, Fabiano Santos, e Ituiutaba, Odeemes Braz dos Santos. Os presidentes das câmaras de Patos de Minas e de Araguari também foram convidados, mas não compareceram a reunião.

A intenção é de reunir o maior número de representantes dos legislativos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dutra explicou que o objetivo do Seminário é o fortalecimento das Câmaras Municipais. Segundo ele, o vereador é o que mais sofre, é o mais sabatinado, frente a toda esta crise eu atinge o País.

“Nós pretendemos fazer uma grande mobilização no Triângulo e Alto Paranaíba”, afirmou o presidente da CMU. Ele destacou a importância de eventos desta natureza, citando como exemplo a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada entre os dias 7 e 9 de junho deste ano, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Dutra participou do Seminário, que teve como objetivo reunir o maior número de parlamentares e entidades legislativas para discutir as mudanças necessárias para o desenvolvimento do Brasil. O tema deste ano, na 21ª edição, foi “O Brasil e Suas Reformas”.

O presidente mencionou que várias personalidades políticas participaram do evento no Paraná, inclusive com a realização de palestras que abordaram temas importantes. Ficou claro que a reforma eleitoral é uma das preocupações da classe, especialmente no que diz respeito aos recursos das campanhas.

A sugestão de Dutra é de que este primeiro Seminário aconteça na cidade de Araxá, no que foi apoiado pelos demais. “Nossa intenção é distribuir atribuições entre as cidades para organizar o evento, e levar o maior número possível de vereadores”, acrescentou o presidente.

Como sugestões para as palestras, o vereador citou o meio ambiente e a reforma política. O presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos, lembrou que começou a tratar sobre o assunto com Dutra há cerca de dois meses. Ele também sugeriu um tema a ser abordado, Direito Digital, assunto que recentemente foi tratado em uma palestra realizada na cidade vizinha.

Segundo Dutra, é preciso buscar parceiros, inclusive mobilizar os prefeitos das cidades participantes. A intenção, de acordo com ele, é de realizar o Seminário no mês de agosto.

No encontro ficaram acertadas as realizações de outras reuniões no mês de junho, para dar continuidade às discussões sobre os detalhes da realização do evento. Também ficou definido que as regiões serão divididas, com as cidades pólos ficando responsáveis pelos convites e organização dos demais participantes.

As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba contam com 66 municípios e uma população superior a 2,2 milhões de habitantes. As cidades mais populosas são Uberlândia (a segunda maior do interior do Estado), Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Ituiutaba, Araxá e Patrocínio.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU