Revitalização do Calçadão deverá estar pronta em 30 de outubro

24/04/2015 00:00

Em reunião na tarde desta quarta-feira (22/4), no plenário da Câmara Municipal de Uberaba, conduzida pelo presidente Luiz Dutra (SSD), foi apresentado pelo secretário municipal de Planejamento, arquiteto Marcondes Nunes Freitas, aos dirigentes de segmentos classistas e comerciantes do centro da cidade, o projeto de Revitalização do Calçadão da Arthur Machado, primeiro quarteirão, com expectativa de execução em até 30 de outubro.
O presidente da Câmara , Luiz Dutra, defende um centro comercial mais atrativo, mais limpo, com melhor acesso ao cliente e acredita que este seja um passo importante para que as chamadas lojas de rua se tornem mais competitivas. Dutra defende o embelezamento das fachadas, vitrines chamativas e obras públicas capazes de fomentar este grande projeto.  E se diz satisfeito com os avanços do projeto de revitalização do Calçadão ressaltando ter sido construído de forma democrática com todos os interessados sentados numa só mesa, quais sejam o Pode Público e os comerciantes.
Marcondes Freitas calcula em torno de 90 dias para a execução do projeto, que é o mesmo desenvolvido inicialmente pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx, seguindo os padrões mais modernos do mundo, propiciando a sensação de estar em um shopping a céu aberto.  A Prefeitura fará as fundações, piso, drenagens e colunas e, concomitantemente, os lojistas, instalados no Calçadão de Uberaba, deverão padronizar suas fachadas e construir marquises para proteger os pedestres do sol e da chuva. "Mas com objetivo de criar um visual mais limpo, valorizando as vitrines das lojas, com um ambiente mais agradável e bem legal", explica o arquiteto, salientando que a expectativa é de atrair mais consumidores para o centro da cidade. "No projeto original, a ideia era colocar pedra portuguesa, porém a opção foi substituída por piso de pavimentação,  antiderrapante e que proporciona  a drenagem da água da chuva. O piso será nas cores preto, branco e vermelho, obedecendo ao projeto inicial, porém, diferente, mais resistente, antiderrapante e sustentável, facilitando a absorção das águas das chuvas, com manutenção de baixo custo"; ressalta Marcondes Freitas.
Adesão- Ajustes técnicos e a definição do cronograma de revitalização do Calçadão animaram os lojistas - que se manifestaram positivamente, porém, ressaltaram problemas diversos no comércio central, especificamente pela falta de estacionamentos na Avenida Leopoldino de Oliveira (em virtude da implantação do novo sistema BRT),  falta de segurança e de fiscalização à concorrência desleal de ambulantes, que não arcam com os impostos. Os lojistas compareceram em sua maioria, respondendo bem ao projeto apresentado, e definido que cada empresa fica responsável por fazer a fachada e a marquise seguindo com a altura de sua loja. Em alguns conjuntos de três a quatro lojas, será possível manter uma mesma altura, tendo uma variação que não vai destoar muito, mas que também não prejudicará o lojista que tem uma porta mais alta que outros.
Padronização visual- Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Miguel Faria, a proposta atende aos anseios dos lojistas de forma a diminuir o custo. "Ainda vamos preservar um padrão visual mais limpo e agradável ao consumidor, que é o mais importante. Dessa forma, os comerciantes poderão receber o movimento do natal, já com uma nova proposta mais atrativa".
Adequações- O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) também compareceu à reunião e ressaltou a importância da revitalização do comércio central, e manifestou preocupação em relação ao lojista que não tiver condições de arcar com os custos da obra.  Os lojistas presentes demonstraram satisfação com a forma que ficou a proposta e solicitaram apenas que a Prefeitura atue na fiscalização dos lojistas que se recusarem a seguir com o projeto, aplicando as sanções da lei.
Já o presidente da Associação Comercial Industrial de Uberaba - ACIU, Manoel Rodrigues Neto, disse que nestes casos os comerciantes precisam se adequar e buscar alternativas de viabilizar a obra através de financiamentos ou passar o ponto, para que não prejudiquem os que cumpriram com a finalidade do projeto. Manoel também lembrou que em outras cidades que passaram pelo processo de revitalização foi detectado um aumento de 30% a 40% no comércio, representando um diferencial que é muito atrativo ao consumidor. Ele também destacou que "é preciso renovar o centro da cidade e criar um diferencial para atrair mais consumidores, principalmente tendo em vista que Uberaba está para inaugurar seu segundo Shopping, que somado à internet divide ainda mais os consumidores. Nossa ideia é futuramente estender o projeto para outros pontos de Uberaba, seguindo pela Arthur Machado até a Avenida Presidente Vargas".
Participações- Além dos representantes dos segmentos também se posicionaram ressaltando a importância da Revitalização do Centro, em especial do Calçadão,  o representante da Algar Telecom, Assessor de Relacionamento com Mercado Varejo, Luiz Eduardo da Cunha Peppe; os empresários da ÓTICA FOTÓCULOS (Ângelo Gabriel Crema) e  do Edifício ENOCH SILVA (Tião Silva), além de vários outros lojistas, como: TEXTIL ABRIL (Joabe Queiroz), EUROMED (Jose Donizete Vieira Lucas), PAPELARIA D´SANTOS (Donaldo Santos),
TODO SUCO (Adriano  Boaventura Cecílio), SHOW MODAS (Halex Bregolato), DROGÃO (Fabio Froes),  MORANGUINHO (Frederico  Freming), IBI FINANCEIRA (Alex Santos), JÔ CALÇADOS (Lucas N. R. Rocha), LIDER PERFUMARIA (Márcio Constâncio), VAREJÃO DAS FABRICAS (Valdirene Almeida Silva),  CASAS BAHIA (Talita Carla Gonçalves), LOJAS CEM (Jonatas Willian Faga), DROGASIL (Liliane F.C. Resende), GALERIA VITRINE (Sr. Anderson Delicio),  e  ALFANDEGA MODAS (Jéssica Goulart).
Jornalista Ellen Gomes
(23/04/2015)