Ripposati acompanha obras em Peirópolis

28/10/2014 00:00

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) acompanhou nessa segunda-feira as obras de calçamento de ruas no bairro de Peirópolis iniciadas há 15 dias pela Construtora Xavier, contratada pela Prefeitura. O calçamento é esperado há mais de 25 anos e está contemplado no Plano Diretor de Uberaba desde 1998.

O parlamentar foi ao bairro acionado por moradores preocupados com a necessidade de obras de drenagem das vias num todo. No entendimento da população, as ruas próximas à sede da Fundação Peirópolis devem receber galerias para coleta de água que invade as residências em dias de chuva, causando impactos negativos. Segundo informações, em princípio, o projeto em execução não contempla a construção de galerias para coleta de águas pluviais neste trecho. Os moradores demonstraram ainda preocupação com a qualidade do calçamento, uma vez que caminhões pesados transitam no bairro.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, as galerias para captação da água de chuvas foram instaladas a partir da Escola Frederico Peiró, conforme apontou o projeto, o que não impede futuras adaptações. Ele informou que na parte inicial da avenida central não houve necessidade de implantar as galerias, já que a topografia favorece o escoamento natural da água. Quanto à qualidade do calçamento, Indaiá lembra que a obra ainda está em andamento e que os paralelepípedos não foram compactados, embora o cinturão de concreto já esteja pronto para possibilitar a amarração.

Ripposati apontou ainda ao secretário a necessidade de adequação na área de acesso a Casa do Turista, porque o meio fio já implantado dificulta o acesso. Ele acompanhará a obra de perto para verificar a necessidade de novas correções e adaptações, inclusive quanto à necessidade de rampas para acessibilidade de pessoas com deficiência ao complexo turístico. O parlamentar solicitará à Prefeitura cópia do projeto de calçamento das ruas para melhor acompanhamento.

Mais de 6,5 mil metros quadrados de área serão calçadas em Peirópolis com a autorização do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). Os paralelepípedos utilizados nas vias de Peirópolis foram retirados de várias ruas de Uberaba que estão sendo asfaltadas.

Os membros da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, Beethoven Teixeira e Isaías Resende, acompanharam a visita do vereador Ripposati, momento em que apresentaram sugestões e cobraram agilidade para adequação do Plano Diretor de Peirópolis.

O vereador informou que a proposta já tem aprovação do prefeito municipal devendo organizar as datas das audiências públicas, a exemplo da ocorrida em 2013.

Cleide Mariano – Assessoria