Ripposati acompanha visita técnica

29/11/2010 00:00

Vereador acompanha visita técnica à nascente
 do rio Uberaba

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) participou nesta manhã (26/11) da visita técnica à nascente do Rio Uberaba promovida pelo Conselho Gestor da Área de Preservação do Rio Uberaba. A nascente está localizada próximo à Ponte Alta, na BR-262 em uma propriedade privada, mas considerada Área de Preservação Ambiental.
Além do vereador, a visita foi acompanhada por representantes de entidades ambientais e estudantes de cursos ligados ao Meio Ambiente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e da Universidade de Uberaba. No local, foram feitas explicações específicas sobre a nascente e análise da vegetação local.
De acordo com o presidente do Conselho Gestor, José Sidney da Silva, o objetivo da visita é fazer um diagnóstico ambiental para traçar ações visando à preservação e conservação da nascente do rio Uberaba. Estas ações, segundo ele, serão desenvolvidas em parcerias com os produtores rurais instalados próximo à área da nascente. “Pretendemos desenvolver um trabalho de preservação através de ações de integração e educação ambiental, e quem sabe até transformar esta área em ponto turístico”, explicou.
Para Ripposati, a visita mostra a necessidade de elaborar leis visando a preservação da nascente do rio responsável por abastecer Uberaba. Ele também chama a atenção da importância de realizar um trabalho educativo com o produtor rural que acaba deixando de obedecer algumas regras voltadas para a conservação da nascente.
Quem também participou de uma etapa da visita técnica foi o vereador José Severino Rosa (PT). Ele destacou a necessidade de realizar o plantio de árvores ao longo do leito do rio.
Nascente - O rio Uberaba nasce em uma região de planalto chamada de Covoais - um relevo em forma de corcovas. É pelos pequenos morros no chão que a água da chuva circula e é captada pelo solo. A vegetação funciona como uma esponja retendo todo o líquido. Ao final do período chuvoso tem uma grande caixa d'água natural. Toda a água que vem dos covoais forma pequenos cursos que deságuam no rio Uberaba. Ele é responsável por 99% do abastecimento hídrico da cidade. A vazão diária é de 1.200 litros por segundo. São 140 km até a foz. A bacia é composta por 450 nascentes.