Ripposati acredita na implantação dos Fitoterápicos com a definição de estratégias pelo Estado
Governo do Estado anuncia, nos próximos dias, o lançamento da Rede Mineira de Fitoterápicos, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues. As estratégias para o funcionamento do programa foram definidas em reunião em Belo Horizonte, esta semana, e da qual participou como convidado o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB).  
O parlamentar é o autor da lei que criou a Farmácia Verde no município, hoje Farmácia Viva, com o objetivo de implantar política pública voltada para a oferta de medicamentos naturais (fitoterápicos) aos usuários do SUS junto às farmácias das unidades de saúde.
De acordo com Nárcio Rodrigues, desde o primeiro momento em que o vereador Ripposati defendeu a tese de que o Estado deveria investir mais na área de Fitoterápicos, houve a compreensão exata da contribuição das plantas medicinais para melhora do desempenho da saúde pública, principalmente da saúde preventiva no Brasil. 
Na primeira etapa do programa, Uberaba vai sediar o Arranjo Produtivo da Rede. O Estado enviará técnicos à cidade para discutir o funcionamento do programa, identificar o solo e as condições de plantio e cultivo, bem como treinar produtores com o apoio de instituições de pesquisa e extensão, tais como Epamig, Embrapa, Emater, FAZU, dentre outras. O Estado pretende estender esse trabalho para outros municípios, através de consórcios intermunicipais. 
A segunda etapa do programa prevê a construção e implantação de um laboratório (Farmácia Viva) em condições de produzir e distribuir os medicamentos. Também prevê um trabalho de pesquisa que vai nortear o registro de novas plantas.  Ripposati lembra que o Brasil é rico em plantas medicinais, sobretudo, aquelas presentes no cerrado, mas a grande maioria não tem registro botânico.  
Para o desenvolvimento do programa estão sendo alocados recursos dos governos federal e estadual e também recursos oriundos de passivos ambientais por parte de empreendedores.
Durante a reunião técnica em Belo Horizonte, o vereador Ripposati apresentou aos pesquisadores e técnicos uma amostra de medicamentos fitoterápicos produzidos pelo setor filantrópico e religioso de Uberaba há mais de 20 anos, com destaque para o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, em Peirópolis, e para o Grupo Espírita Maria de Nazaré, no bairro Gameleiras. 
A iniciativa do vereador foi demonstrar o avanço do trabalho filantrópico desenvolvido em Uberaba com relevante serviço prestado junto à população e, ao mesmo tempo, aproximar as instituições científicas das comunitárias face à grande expectativa de identificação de novas moléculas que darão origem a futuros medicamentos através do registro botânico a ser realizado. 
O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, ressalta que a formação da Rede é um passo importante para melhora da saúde no Estado e no Brasil. Também esclarece que a integração de sua pasta ao programa vem para aportar pesquisa, experimento e fortalecer o desejo do próprio governo de fazer com que o fitoterápico seja cada vez mais usado, até pela eficiência e segurança que oferece à população. "Ao patrocinar experimentos, via Fapemig, espero que eles se convertam em ferramenta para melhorar a vida das pessoas", afirma o secretário.
Cleide Mariano – Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020