Ripposati defende melhorias na região central e no sistema BRT

25/08/2016 11:21

O vereador João Gilberto Ripposati (PSD) defende que sejam realizadas várias adequações na região central da cidade, inclusive para atender ao comércio, assim como a necessidade de criar vagas para estacionamento. O sistema BRT é um dos principais aspectos que precisam ser melhorados, segundo o parlamentar.

Ripposati comentou que a prefeitura desenvolveu um projeto para construir um viaduto, que deverá ser erguido entre o Praça Shopping e o terminal de ônibus, no início da Univerdecidade. Ele destacou a importância do projeto, que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), uma vez que o viaduto vai viabilizar um melhor escoamento do trânsito naquela região.

Porém, segundo o vereador, um dos maiores problemas para realizar as mudanças necessárias é o tipo de ônibus que está sendo utilizado nas avenidas centrais pelo sistema BRT. Ele comentou que os ônibus pesam 18 mil quilos vazios, enquanto cheios chegam a pesar 26 mil quilos.

“O tipo de frenagem é por compressão de ar, e se for necessário parar bruscamente o motorista não vai conseguir frear a tempo e pode provocar até mesmo mortes”, afirmou Ripposati. Para ele, é preciso readequar com um novo sistema e um novo tipo de veículo.

O parlamentar falou, ainda, sobre os comércios que precisam ser reabastecidos e não têm como estacionar na avenida Leopoldino de Oliveira, para a realização de carga e descarga. Ripposati lembrou que foram criados bolsões nas ruas transversais, inclusive com a defesa dele, para a realização destes serviços. Mesmo assim, o vereador destaca que o período para a realização de carga e descarga é das 20 horas até a 8 horas, mas tem fornecedor que não pode atender dentro deste horário. “É preciso encontrar uma solução também para estes casos”, acrescentou.

Ainda sobre a Leopoldino, Ripposati disse que alguns prédios não contam com garagens e os moradores não estão podendo utilizar a rua para estacionar, até mesmo em casos de emergência, como atendimentos médicos. “O projeto é falho, precisa ser adequado e melhorado, passando por várias adequações”, defendeu o vereador.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU