Ripposati defende o plantio de árvores

25/11/2015 10:58

O vereador culpa a ação do homem pelos estragos provocados pelo vento

Os estragos provocados nos últimos dias pelos fortes ventos estão acontecendo em decorrência da ação do próprio homem, na opinião do vereador João Gilberto Ripposati (PSD). Segundo ele, o motivo é a perda das barreiras naturais das árvores ao redor do Município, principalmente devido ao aumento do plantio de cana de açúcar e a ampliação dos novos conjuntos habitacionais.

Antes mesmo dos fatos ocorridos na última segunda-feira (23), quando dezenas de árvores caíram, em virtude dos fortes ventos, o parlamentar já havia encaminhado um requerimento ao secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima, convidando-o para participar de uma reunião no Plenário da CMU.

Ripposati, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente na Casa, explicou que a intenção é falar sobre o Programa Uberaba Verde, assim como ouvir explicações do secretário sobre as novas regras de poda/supressão de árvore na cidade. O vereador lembra que existem em Uberaba muitas árvores antigas, a maioria das décadas de 70 e 80, que provocam riscos de acidentes e precisam ser retiradas.

De acordo com o presidente da Comissão, a proposta do Executivo é de que para cada árvore cortada, dez devem ser plantadas, dentro do Programa Uberaba Verde. Inclusive na semana passada Ripposati participou de uma ação da prefeitura no Residencial 2000, com o plantio de árvores na Escola Municipal Ester Limírio Brigagão, assim como nas praças e calçadas daquele bairro.

Ripposati defende a necessidade de plantar árvores, formando novas barreiras contra o vento nas áreas rurais, uma vez que nas áreas urbanas a lei exige que o próprio empreendedor (no caso das construções de novos bairros) viabilize o plantio. Para o vereador também é preciso aumentar o parque ambiental no Município, e uma das propostas é de aumentar a reserva ambiental da Universidade, como forma de melhorar o calor que tem sido registrado na cidade. “É preciso plantar variedades adequadas à área urbana, para que amanhã não tenham o problema de caírem com o vento, como está ocorrendo com várias espécies hoje”, alertou o presidente da Comissão.

Ainda dentro das ações que tem desenvolvido na atual legislatura, Ripposati marcou uma reunião que deve acontecer no início do mês de dezembro, com as presenças de ambientalistas de Uberaba e região, entidades ligadas ao setor, Ministério Público, entre outros. A intenção é falar sobre os problemas provocados pelo desmatamento e a necessidade de realizar o plantio de árvores na região.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU