Ripposati denuncia destruição da nascente do rio Uberaba e pede providências urgentes

22/09/2014 00:00

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) fez um alerta para a situação em que se encontra a nascente do rio Uberaba, cuja vegetação foi destruída pelo fogo. Na opinião dele a solução para a falta de água deve começar pela preservação.

Durante a leitura de requerimentos na Câmara Municipal, o vereador falou sobre o assunto e lembrou um trabalho que realizou em 2002, em parceria com vários ecologistas e voluntários. Ele fez questão de mostrar fotos que foram tiradas na época e como era a vegetação ao redor da nascente. Segundo Ripposati, foi um trabalho de redescobrir o rio, dentro de um programa que chamava "Redescobrindo o Rio Uberaba". A equipe saía às 6 horas da manhã e terminava o trabalho apenas às 14 horas, procurando um caminho para estruturar todos os programas e como trabalhar a questão da preservação do rio.

O parlamentar contou que recentemente foi registrada uma queimada na região, que acabou com toda esta vegetação que oferecia proteção à nascente do rio. Ele explicou que próximo ao local existe uma plantação de cana e durante uma queimada o fogo acidentalmente atingiu a área. "Além da nascente, temos as chamadas veredas, uma vegetação rasteira natural deste meio ambiente, uma riqueza que existe em poucos locais do Brasil e Uberaba é privilegiada", acrescentou Ripposati.

O representante do Legislativo explicou que a vereda, um tipo de formação vegetal do cerrado, está presente na região do bairro de Ponte Alta. "Ela funciona como uma caixa d’água, se você pisar, vai afundar até acima do joelho, pois o sistema armazena a água da chuva e depois devolve ao rio", explicou o vereador. "É um patrimônio ambiental que nós temos e que não podemos deixar que aconteça o que ocorreu com a nascente do rio Uberaba", afirmou Ripposati.

Providências – O vereador disse que está providenciando vários encaminhamentos, inclusive solicitando a Secretaria do Meio Ambiente um estudo deste impacto ambiental negativo, como será trabalhada a recuperação e também junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e outros órgãos competentes. “Para que possamos ter uma lei estadual tombando ou preservando aquela área, criando uma lei de conservação, através da qual possa prever recursos para a preservação”, explicou.

Para Ripposati, é preciso investir na construção de pelo menos três barragens do rio, para reservar a água que se perde no período chuvoso. A afirmação foi fundamentada em um trabalho realizado pelo engenheiro agrônomo Renato Manzan, pesquisador da Embrapa. De acordo com o levantamento desenvolvido pelo engenheiro, se forem construídas estas barragens Uberaba não terá mais problema com a falta de água

"É preciso investir", disse o vereador, que voltou a cobrar o investimento que deveria ser realizado pelo Codau e que é determinado por lei, mas não é cumprido. Empresas que exploram os serviços de abastecimento de água têm que investir 0,5% da receita líquida na preservação dos recursos naturais. "Eu não vejo ação em preservar nossas minas e nascentes, ou mesmo a construção destas barragens", avaliou o parlamentar.

Ripposati afirmou que pretende continuar trabalhando para que isto se torne realidade, pois entende que é a nossa salvação, bem como a aplicação dos recursos. Sobre a questão do Codau, o vereador explicou que acionou o Ministério Público, uma vez que os governos anteriores não cumpriram a lei, mas que recentemente foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a mesma seja cumprida.

"O Codau já investe nos bolsões, que preservam as estradas vicinais, preserva o solo e melhora a recarga dos recursos hídricos, mas é preciso fazer mais, preservando a nascente e as margens do rio Uberaba", finalizou o vereador.