Ripposati lidera audiência com secretário de Governo para discutir rumos da Epamig

05/08/2013 00:00

Compartilhar

Ripposati lidera audiência com secretário de Governo para discutir rumos da Epamig
Funcionário licenciado da Epamig, Ripposati afirma que governo do Estado não reconhece a instituição
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) lamentou nesta sexta-feira que o governo do Estado não reconheça a importância da Epamig, empresa geradora de tecnologias que contribuem para o aumento do PIB estadual. 
A reação de Ripposati é uma resposta à declaração do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro (PSDB), que demonstrou preocupação quanto aos inúmeros cargos de recrutamento amplo na empresa agropecuária e se referiu à instituição como cabide de emprego, durante audiência esta semana, em Belo Horizonte, com um grupo de pesquisadores da Epamig. 
De acordo com Ripposati, os cargos de recrutamento amplo foram criados por iniciativa do próprio governo para atender aos apadrinhados políticos e que a escolha do presidente e de diretores da Epamig, bem como do secretário de Agricultura é do próprio governo, sem a participação do corpo funcional da instituição de pesquisa. 
O vereador tucano salienta que os profissionais de carreira da empresa tem se desdobrado para manter a continuidade das pesquisas científicas, enfrentando as mais diversas barreiras, a principal delas a falta de funcionários nas unidades do interior, uma vez que houve evasão de pesquisadores, técnicos e funcionários de apoio e o governo não autorizou ainda a adequação do atual Plano de Cargos e Salários e a realização de concurso público. "É incoerente o excesso de funcionários de recrutamento amplo na sede da empresa por indicação política, enquanto faltam funcionários nas unidades do interior", afirma. 
De acordo com Ripposati, desenvolvimento de pesquisa é estratégico para toda nação, portanto, cabe ao governo do Estado demonstrar a importância e o investimento na pesquisa para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Como exemplo, ele cita a unidade de pesquisa da Epamig em Uberaba, uma das principais responsáveis por transformar o município e o cerrado brasileiro num celeiro de produção de alimentos. Dados apontam que, neste ano, com uma área plantada de 54 mil hectares, Uberaba produziu 449 mil e 200 toneladas de milho, números que mantém o município em primeiro lugar no ranking da produção de todo o Estado de Minas Gerais. Essa produção garante também o terceiro lugar na produção de milho no cenário nacional. Já no caso da soja, a cidade de Uberaba é a segunda maior produtora do Estado. Com uma área plantada de 82 mil hectares, o município produziu 270 mil e 600 toneladas do grão. O centro de Pesquisa na cidade que chegou a ter em torno de 180 funcionários, dos quais 30 pesquisadores, conta hoje com apenas 15 pesquisadores e 45 funcionários de apoio técnico, administrativo e trabalhadores de campo.
Outro equívoco, na opinião de Ripposati, é a submissão da empresa ao governo sendo obrigada a gerar receita própria para a sua manutenção, pois atualmente, além de desenvolver pesquisa com a infraestrutura precária, a Epamig tem de gerar recursos, inclusive para a manutenção da sede/Belo Horizonte. O vereador garante que, em qualquer lugar do mundo, o desenvolvimento de tecnologia é subsidiado, pois o lucro virá com a adoção das tecnologias e a promoção do desenvolvimento sócioeconômico. Para ele, a prevalecer a atual conjuntura, a manutenção da empresa é insustentável, uma vez que o principal papel da Epamig é social, ou seja, de desenvolver tecnologias para a sociedade.  
Após a audiência com Danilo de Castro, o tucano Ripposati se reuniu com o secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento, demonstrando sua preocupação com os fatos e pediu atenção especial junto ao governo Anastasia para a reavaliação do seu posicionamento a respeito da Epamig. Ele ainda solicitou audiência do secretário com os pesquisadores, o que foi atendido. A audiência será na próxima quarta-feira (dia 7), às 14 horas. 
Os pesquisadores apresentaram ao secretário de Governo resultado de pesquisas e pauta de prioridades que inclui adequação urgente do Plano de Cargos e Salários, aprovação de concurso público e priorização de recursos para manutenção da estrutura física e equipamentos em todas as unidades do Estado.
Cleide Mariano - Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados