Ripposati participa em BH de reunião para discutir Rede Mineira de Fitoterápicos

16/09/2013 00:00

Compartilhar

Ripposati participa em BH de reunião para discutir Rede Mineira de Fitoterápicos
 
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) participa na próxima quarta-feira (18), em Belo Horizonte, de reunião para discutir a Rede Mineira de Fitoterápicos. O convite para o encontro foi feito pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, que informa ainda que Uberaba sediará o Arranjo Produtivo da Rede, proposta defendida por Ripposati desde 2002, quando aprovou projeto de lei, de sua autoria, que instituiu a Farmácia Verde em Uberaba, hoje Farmácia Viva.
A Farmácia Viva tem como objetivo a implantação de política pública voltada para a oferta de medicamentos naturais (fitoterápicos) aos usuários do SUS junto às farmácias das unidades de saúde.
Participam ainda da reunião, as equipes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderada pelo professor Francisco Rubió, que coordenará o projeto em parceria com a Secretaria, e da FIOCRUZ, liderada pelo coordenador do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças Negligenciadas, Eduardo Vieira Martins. Martins é ligado ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDT) e vai apresentar o Projeto de Bioprospecção da Flora - Pesquisa e Inovação em Fitofármacos e Fitomedicamentos. Também participam das discussões, o engenheiro agrônomo, especialista em Plantas Medicinais e Geoprocessamento, Rubens Almeida Récio da FIOCRUZ/FUNED e a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, da Rede Farmácia de Minas.
De acordo com Nárcio Rodrigues, o assunto entrou em discussão no Estado a partir do pedido do vereador Ripposati que, inclusive, chamou a atenção para o potencial dos fitoterápicos na saúde pública.
O projeto na área de saúde natural em Minas Gerais já tem apoio garantido do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge. A intenção do governo mineiro é que os medicamentos da chamada Farmácia Viva sejam desenvolvidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela própria Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo o secretário Nárcio Rodrigues todas as ações feitas em Uberaba, inclusive em Peirópolis, estarão presentes na rede que vai se constituir.
O vereador Ripposati salienta que, a partir da participação do Estado, será possível definir parceiros e áreas apropriadas para o cultivo de plantas no Estado, além de permitir o treinamento de produtores sobre o plantio correto e dos profissionais de saúde para a prescrição dos fitoterápicos.
Lembra também que com a recente aprovação de normas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referentes aos fitoterápicos, os municípios e o Estado poderão se organizar para a distribuição de medicamentos naturais e a baixo custo.
 
Cleide Mariano 
Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados