Ripposati participa em BH de reunião para discutir Rede Mineira de Fitoterápicos
 
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) participa na próxima quarta-feira (18), em Belo Horizonte, de reunião para discutir a Rede Mineira de Fitoterápicos. O convite para o encontro foi feito pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, que informa ainda que Uberaba sediará o Arranjo Produtivo da Rede, proposta defendida por Ripposati desde 2002, quando aprovou projeto de lei, de sua autoria, que instituiu a Farmácia Verde em Uberaba, hoje Farmácia Viva.
A Farmácia Viva tem como objetivo a implantação de política pública voltada para a oferta de medicamentos naturais (fitoterápicos) aos usuários do SUS junto às farmácias das unidades de saúde.
Participam ainda da reunião, as equipes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderada pelo professor Francisco Rubió, que coordenará o projeto em parceria com a Secretaria, e da FIOCRUZ, liderada pelo coordenador do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças Negligenciadas, Eduardo Vieira Martins. Martins é ligado ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDT) e vai apresentar o Projeto de Bioprospecção da Flora – Pesquisa e Inovação em Fitofármacos e Fitomedicamentos. Também participam das discussões, o engenheiro agrônomo, especialista em Plantas Medicinais e Geoprocessamento, Rubens Almeida Récio da FIOCRUZ/FUNED e a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, da Rede Farmácia de Minas.
De acordo com Nárcio Rodrigues, o assunto entrou em discussão no Estado a partir do pedido do vereador Ripposati que, inclusive, chamou a atenção para o potencial dos fitoterápicos na saúde pública.
O projeto na área de saúde natural em Minas Gerais já tem apoio garantido do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge. A intenção do governo mineiro é que os medicamentos da chamada Farmácia Viva sejam desenvolvidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pela própria Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo o secretário Nárcio Rodrigues todas as ações feitas em Uberaba, inclusive em Peirópolis, estarão presentes na rede que vai se constituir.
O vereador Ripposati salienta que, a partir da participação do Estado, será possível definir parceiros e áreas apropriadas para o cultivo de plantas no Estado, além de permitir o treinamento de produtores sobre o plantio correto e dos profissionais de saúde para a prescrição dos fitoterápicos.
Lembra também que com a recente aprovação de normas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referentes aos fitoterápicos, os municípios e o Estado poderão se organizar para a distribuição de medicamentos naturais e a baixo custo.
 
Cleide Mariano 
Assessoria do vereador João Gilberto Ripposati

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020