Ripposati pede melhorias para as UPA's e UBS's

13/09/2013 00:00

Ripposati pede melhorias para as UPA"s e UBS"s
Foi aprovado na reunião desta quinta-feira (12), o requerimento de autoria do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) reiterando solicitação encaminhada no mês de maio ao prefeito Paulo Piau, referente à extinção do agendamento eletrônico de marcação de consultas e implantação de um procedimento mais eficaz para atender a população uberabense.
Ripposati salientou que é preciso insistir com a administração municipal, para ampliar o atendimento nas UBS"s, bem como estender o horário além das 17h, a fim de evitar que população recorra às UPA"s, como está acontecendo, provocando uma mistura de atendimentos.
O vereador aproveitou a oportunidade para cobrar do prefeito Paulo Piau e do secretário Fahim Sawan o compromisso de campanha eleitoral referente ao pagamento de horas extras aos profissionais das UPA"s.
O parlamentar alertou ao secretário Fahim Sawan que o convênio entre a Prefeitura e a Uniube para a gestão da Unidade de Saúde George Chirré Jardim, no Alfredo Freire, venceu em dezembro de 2012, sendo necessário revitalizar programas de saúde e fazer a recomposição do quadro funcional. O vereador solicitou ainda a implantação do PSF no bairro Santa Marta, extensivo ao Mercês e bairros vizinhos, aproveitando a estrutura existente que está sem uso e sendo danificada. Ressaltou que o "município precisa fortalecer o PSF, pois o programa perdeu seus objetivos, e que ele volte a atuar como tem que ser", disse.
Ripposati lamentou o fechamento das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Marta e Tutunas e a transferência dos profissionais para a Unidade Regional de Especialidades do bairro Mercês. O vereador lembrou que a unidade regional deveria atender toda a região com especialidades que ainda não foram implantadas. Ele pediu ao secretário de Saúde, Fahim Sawan, revisão urgente dos procedimentos na Unidade Regional, de acordo com o projeto original.
"Queremos que a população seja respeitada e bem atendida nas UPA"s e UBS"s, para isso é necessário melhorar a estrutura das unidades, uma delas é ampliar o quadro de funcionários e a presença da Guarda Municipal nos locais, para evitar um possível transtorno no futuro", finalizou.
Audiência Pública - O plenário aprovou o requerimento dos vereadores Ripposati e Paulo César Soares - China (PSL) que solicita audiência pública, em data a ser agendada, para debater sobre a transferência do frigorífico Boi Bravo Indústria e Comércio Ltda, para o Distrito Industrial.
Paulo César disse que se trata de um assunto de grande importância para a cidade, em especial para o bairro Abadia, "com a desapropriação daquela área, além de dar prosseguimento na av. Prudente de Morais, ligando-a a outros bairros, no local poderá ser construídas moradias habitacionais do governo", ressaltou.
Lembrou que na década de 1980, quando foram implantados os conjuntos Costa Telles I e II e Silvério Cartafina, naquele setor da cidade nasceu uma nova Uberaba, e a empresa ficou no meio dos bairros. O vereador deixou claro que não está contra o empresário do frigorífico, pelo contrário, "agradecemos o número de empregos que a empresa gera".
Policiamento - O vereador Paulo César solicitou ao 4º BPM, policiamento na praça São Jorge, localizada no bairro São Geraldo, para coibir que menores e adultos utilizem o espaço, destinado a lazer, para consumir drogas. Disse que reuniu com os moradores na semana passada, e os pais manifestaram preocupação, pois não se sentem seguros em levar seus filhos à praça. "Qualquer hora do dia ou noite é comum ver usuários no local", ressaltou.
China destacou que os moradores do bairro são pessoas idôneas, honestas e trabalhadoras, que merecem viver em segurança e usufruindo do espaço de lazer que o bairro oferece.