Ripposati preocupado com obesidade infantil

Parlamentar também encaminhou várias solicitações para a prefeitura, no tocante a limpeza e urbanização

Lembrando que a obesidade infantil atinge cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes, segundo dados da Fiocruz, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), afirmou que o município deve implementar políticas públicas para combater este mal. O vereador lembrou que o problema da obesidade não se restringe apenas as “piadas” dos colegas, mas também traz sérios problemas de saúde para os jovens, como deficiências cardiovasculares, aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, má formação do esqueleto, hipertensão, diabetes, entre outros. Para Ripposati o município deve pensar no futuro. “Se incentivarmos a alimentação saudável, a pratica de exercícios e outras ações neste sentido, com certeza a prefeitura terá que investir menos em saúde no futuro. Uma criança obesa pode se torna um adulto doente. Saúde pública se pensa desde a gravidez, com prevenção. E os dados são alarmantes, não há tempo a perder”, destacou ele.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros. Ainda em relação à obesidade, Ripposati afirmou que a prefeitura, Estado e União, devem ser unir e traçar metas para liberação de cirurgias bariátricas para os cidadãos que estão aguardando este procedimento. O parlamentar lembrou que um grande número de cidadãos obesos também sofrem de depressão, se sentido excluídos do convívio diário das pessoas que não são obesas e que não sofrem das mesmas dificuldades.
Limpeza – Outra solicitação do vereador Ripposati, refere-se as praças públicas que, em sua maioria, se encontram descuidadas. O vereador lembra que o município dispõe de Lei para fazer parcerias, mas que mesmo assim, não implementa mecanismos para efetivá-la. “As praças estão abandonas, sujas e com a vegetação morrendo. Entendo que é tempo de seca, mas quando mais ficar assim, pior fica a falta de umidade do ar. Uma praça bem cuidada traz uma sensação de bem estar, em um momento de sequidão como estamos vivendo. Além do mais, falta limpeza. Cobram do cidadão, mas não estão dando exemplo”, destacou.
Urbanização – O vereador solicitou também, através de requerimento, a urbanização do gramado do campo de futebol do Alfredo Freire II, além da construção de um Centro Social Urbano, para atender os bairros: Beija-flor, Pacaembu e Morumbi.

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020