Ripposati quer ampliar projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha

27/03/2013 00:00

Compartilhar

Ripposati quer ampliar projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha 
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) se reuniu com o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, para buscar a parceria na coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha em Uberaba. Ele estava acompanhado do professor e químico Ely Zago que desenvolve, desde 2010, um projeto de coleta e refinamento de material gorduroso através da empresa Biorrenova. 
A proposta do vereador Ripposati é desenvolver campanha de conscientização da população para ampliar o projeto de coleta e reciclagem do óleo de cozinha, a exemplo do que já ocorre com o reaproveitamento de garrafas Pet e latinhas de alumínio. Para o vereador, além de contribuir com o meio ambiente, a população estará fazendo uma espécie de economia solidária, já que pode trocar óleo usado por detergente biodegradável e água sanitária.
O presidente do Codau se mostrou sensível ao projeto, lembrando que a estação de tratamento é biológica e qualquer resíduo químico é um desastre para o ecossistema. "Vejo com bons olhos todas as seletivas de separação, como é o caso de óleo vegetal, para que tenhamos a estação de tratamento funcionando em altos níveis de complexidade e de purificação", afirmou Luiz Neto.  
Em dois anos de execução, o projeto de coleta de materiais gordurosos em Uberaba cresceu de 100 litros por semana para 3,5 mil litros semanais. Todo material coletado é filtrado, passa por correção da acidez e da quantidade de água. O químico Ely Zago explica que, feito esse equilíbrio, o óleo é exportado para outros municípios para utilização em produtos fármacos, na fabricação de ração para cachorro, gato e cavalo, entre outros fins. 
Países que empregam tecnologia de alto padrão também estão transformando o óleo coletado no Brasil em ácido graxo para fabricação de pasta dental, sabonete e outros produtos de higiene pessoal.
Ao final do encontro, definiu-se convidar as secretarias de Educação e do Meio Ambiente, bem como a Superintendência de Serviços Urbanos a participarem do programa, criando pontos de coleta nas unidades escolares e nos 14 ecopontos existentes na cidade. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados