Ripposati quer projeto para garantir a saúde do homem

06/02/2014 00:00

Observando dados relativos à morbi-mortalidade masculina, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) quer instituir no município o Programa "Assegurando a Saúde de forma geral ao Homem". Para isso, apresentou Projeto de Lei que deverá ser analisado pelos pares ainda em fevereiro.

Segundo sua proposta, o programa deverá ser organizado e coordenado pela Secretaria de Saúde, que definirá critérios para a sua implantação. O objetivo maior é a conscientização sobre o autocuidado com a saúde, incentivando também a realização de exames.

O esclarecimento sobre fatores de riscos e as medidas de prevenção, proteção e atenção à saúde do homem deverá ser trabalhado de forma a alcançar todas as faixas etárias. O programa destaca ainda a importância em orientar o jovem para uma vida sexual saudável e responsável, fazendo o uso de preservativos.

Ripposati alega que a parcela masculina da população apresenta altos índices de mortalidade e isso poderia ser diferente, não fosse o preconceito de muitos em procurar ajuda médica. Para evitar essa ausência, o vereador sugere a criação de uma Unidade de Saúde como referência para funcionar como Clínica do Homem, dotada de profissionais, de preferência do sexo masculino, para evitar intimidações na realização de consultas e exames.