Ripposati quer viabilizar parceria entre CMU e Senado Federal

24/08/2010 00:00

Ripposati quer viabilizar parceria entre CMU e Senado Federal

Através de requerimento o vereador João Gilberto Ripposati, solicitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Lourival dos Santos, a viabilização de uma parceria entre a Casa e o Senado Federal, para implantação do Sistema Interlegis. Este sistema tem como objetivo a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis Federal, Estadual e Municipal. O Interlegis funciona através de novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiência entre as Casas Legislativas e os parlamentares e entre as Câmaras e Assembleias e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. “O vereador é o contato entre a comunidade e os Poderes Constituídos, sendo o porta-voz das reivindicações de toda a sociedade. Este sistema permite uma maior transparência e interação do Legislativo com o povo. Acredito que temos muito a ganhar com o Interlegis, seja em termos administrativo ou interatividade”, destacou Ripposati.
De acordo com as informações obtidas pelo vereador, mais de três mil Câmaras Municipais receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem a Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembleias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas.  Ainda segundo Ripposati, a Câmara de Unaí/MG lançou seu portal utilizando o modelo disponibilizado pelo programa Interlegis, assim como fizeram as Câmaras de Apucarana/PR, Vassoura/RJ, Araxá/MG e também a Assembléia Legislativa do Acre e a Câmara do Distrito Federal.
Dinamização – Com o objetivo de dinamizar o protocolo e expedição de requerimentos da Câmara o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), quer que os mesmo passem a ser eletrônicos. Com vista a implantar esta iniciativa, o vereador protocolou e está elaborando projeto neste sentido. Requerimentos são os pedidos verbais ou escritos feitos ao Presidente ou por seu intermédio, sobre qualquer assunto, pelo vereador ou comissão. São destinados a qualquer órgão público, seja na esfera Municipal, ou Estadual e Federal.
Pela matéria, explicou o parlamentar, os requerimentos seriam encaminhados em tempo real. “O processo de tramite do requerimento demanda tempo e, por isso, algumas vezes, quando chega a seu destino o problema já foi resolvido, ou mesmo, passa o prazo correto de uma solução a contento do problema identificado. Se fizermos isso em tempo real, mediante a aprovação em plenário, ele automaticamente, seria encaminhado ao seu destino”, explicou.
Ripposati garantiu ainda, que a matéria será levada ao conhecimento de todos os colegas parlamentares. Antes, porém, para garantir uma elaboração correta do projeto, o vereador tem pesquisado em outras Câmaras para garantir a eficiência deste novo sistema.