Ripposati reitera aquisição de aparelho de utrassonografia

07/10/2013 00:00

Ripposati reitera aquisição de aparelho de utrassonografia

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) reiterou ao prefeito Paulo Piau, a aquisição de aparelhos de ultrassonografia para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - CAISM.

Ripposati informou que no CAISM há o aparelho de ultrassonagrafia, porém é um equipamento antigo, que não atende a contento as pacientes. "Provavelmente, de tão ultrapassado, o viável é adquirir um novo aparelho, mais completo e moderno", argumentou. Segundo a gerente do Caism, Maria Cândida Furtado, o pedido para a compra de um novo equipamento já foi encaminhado à Secretaria da Saúde, bem como de um aparelho de ultrassonagrafia destinado a exame transvaginal e pélvico, que não há no Caism e tem grande procura.
No sentido de reforçar o pedido da gerente, o vereador solicitou ao Poder Executivo a compra do aparelho mencionado, e também a contratação de médico para a execução do exame transvaginal e pélvico. A gerente Maria Cândida, informou que na rede de saúde do município não têm profissional para esta especialidade.
Maria Cândida ressaltou que o Caism atende uma média de 250 a 300 pacientes por mês, sendo que a área de ginecologia e obstetrícia é a mais procurada. Acrescentou que é uma unidade que funciona por si só, "dificilmente deparamos com problemas administrativos, pois é composta por uma equipe dedicada e conceituada", disse.
Ripposati enalteceu o bom atendimento do Caism, bem como a agilidade na cura das doenças, como é o caso do câncer de mama, "assim que é diagnosticado em menos de 20 dias a paciente já está em fase de tratamento. Já o câncer no colo do útero, dependendo do caso, a paciente sai do centro curada", ressaltou. Sendo assim, disse o vereador, diante da qualidade e excelência do Caism, nada mais justo do que adquirir os aparelhos citados.