Ripposati sensibiliza técnicos e garante construção de muros de arrimo em casas ameaçadas de desabam

18/07/2014 00:00

Dezoito famílias residentes no Alfredo Freire II e confrontantes com o loteamento Alfredo Freire IV, em construção, terão suas casas protegidas com muros de arrimo. A garantia foi dada ao vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) pelo presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Marcos Jammal. O solo no local é arenoso e os moradores vivenciam situação de insegurança, já que não há cobertura dos taludes resultantes do processo de corte para construção do novo loteamento e as casas apresentam trincas.

O parlamentar se reuniu na manhã desta sexta-feira com o presidente da companhia habitacional e com os engenheiros da El Global, construtora responsável pela construção do Alfredo Freire IV, José Ricardo de Sousa e Sandro Luiz Cipriano, para afastar o risco iminente de desabamento das 18 casas. Do encontro também participaram os representantes da Defesa Civil, coordenador Evaldo Faquineli dos Reis e Abel Domingos da Costa, e a assessoria técnica da Cohagra: Bittencourt Leon (diretor executivo), Marco Antônio de Figueiredo (diretor jurídico) e o engenheiro José Ferreira dos Santos.

De imediato, será iniciada a construção de oito muros de arrimo pela Construtora El Global e colocada proteção com lonas em todos os taludes existentes.  Nas demais dez casas, os muros de arrimo serão executados após avaliação da Defesa Civil, da Cohagra e da Construtora El Global, evitando riscos de maiores erosões.

Quanto ao novo loteamento em construção, acordo firmado entre a Caixa Econômica Federal, Cohagra, Prefeitura de Uberaba e Construtora El Global determina que os mutuários sejam orientados a não retirar taludes para construção de muro de arrimo, sem supervisão técnica.

Jornalista Cleide Mariano – Assessoria