Ripposati volta a cobrar ação da PMU para caos no trânsito

09/10/2009 00:00

Ripposati volta a cobrar ação da PMU para
caos no trânsito

Durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Funcionários da Transmil, na semana passada, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) lembrou que a Líder, ao deixar Uberaba, trouxe grande desconforto para a população que hoje, com razão, cobra mais qualidade. Ressaltou, ainda, que no primeiro mandato como vereador protocolou projeto de lei na Casa, defendendo a função do cobrador, que já chegou a ser quase extinta por causa das catracas eletrônicas. O tucano argumentou que para melhorar a qualidade da prestação de serviço de empresas permissionárias do transporte coletivo, a prefeitura tem de fazer a sua parte. Segundo Ripposati, falta uma política pública direcionada para o trânsito, que está bastante complicado.
O parlamentar tucano reforça defesa da implementação de Plano Diretor de Trânsito para solucionar o quadro em Uberaba, que é cada vez mais caótico. Observa que o planejamento tem de incluir o aumento de fluxo em algumas áreas da cidade, como aquelas que incluem universidades e órgãos de saúde pública.   Vez ou outra o vereador propõe sinalização, entre outras medidas, mas ressalta que uma providência ou outra não será suficiente, por exemplo, para reduzir o caos e o número de acidentes no trânsito da cidade. Para ele, a administração municipal tem de investir de forma emergencial na elaboração de um Plano Diretor do Trânsito. Para o tucano, é preciso pensar de forma macro, já o aumento do fluxo de pedestres e de veículos tem sido registrado nas mais variadas áreas da cidade e a tendência é crescente. “É preciso um estudo ampliado, que só é possível por meio do Plano Diretor”, enfatiza.
Até que se tomem medidas necessárias, Ripposati solicita ao prefeito que determine a instalação de redutores de velocidade na porta de todas as escolas municipais e particulares, bem como de templos religiosos, como igrejas católicas e evangélicas, e de centros espíritas. “É uma medida preventiva, devido ao alto fluxo de pessoas e veículos nesses locais”, diz.
Saúde e meio ambiente – O vereador solicita ao presidente da Câmara encaminhar ofício ao prefeito Anderson Adauto apresentando a necessidade de haver ampliação do quadro de funcionários do Programa Saúde da Família (PSF) nos conjuntos Nova Era, Copacabana 2 e Beija-Flor 3 e 4. O parlamentar também pede oficiar ao presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, José Luiz Barbieri, para que viabilize estudos e soluções para a poluição produzida por empresas e indústrias localizadas no Distrito Industrial 1. Também quer que seja oficiado ao prefeito que solicite à Secretaria do Meio Ambiente para enviar esclarecimentos ao Legislativo quanto ao mau cheiro que acomete as imediações  dos conjuntos Beija-Flor e Alfredo Freire, na BR-050. Ao lado dos colegas Carlos Alberto de Godoy e José Severino Rosa, Ripposati assina requerimento solicitando ao prefeito o cumprimento de  artigos da Lei Municipal nº 10.697/08, que proíbe a queima de lixo, mato ou qualquer outro material orgânico ou inorgânico na zona urbana de Uberaba. O requerimento foi assinado também pelos demais vereadores reforçando a solicitação.

Rose Dutra
Assessora de Comunicação