Ronaldo Amâncio cobra fiscalização em pizzarias da cidade

24/05/2017 17:29

Em decorrência da prática de cobrança indevida pelas pizzarias de Uberaba, o vereador Ronaldo Amâncio (PTB) solicita ao Procon (Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) fiscalizar estes estabelecimentos para que atendam efetivamente o contido no Art. 39, do Código de Defesa do Consumidor.

Ronaldo explicou que o artigo citado prega que fica vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos. “Assim, referente à venda de pizza de dois sabores, meio a meio, por cobrança do valor total da pizza mais cara, está amparado aos consumidores que o preço deve ser proporcional à metade do valor de cada pizza, e não do valor maior. Se cada sabor tem um preço diferente, a cobrança deve ser feita proporcionalmente", afirmou.

O vereador destacou que a proposição advém de várias reclamações de consumidores. “Em defesa do consumidor, o Procon pode fiscalizar a ordem econômica junto aos estabelecimentos, a fim de que a cobrança da pizza, em especial a de dois sabores, seja demarcado o preço proporcional aos sabores escolhidos em cada metade, ou seja, a metade do preço de cada sabor constante no cardápio.”

Segundo Ronaldo, o Procon de Fortaleza realizou uma operação, no final do ano passado, para proibir o abuso em pizzarias da capital cearense. “A operação, denominada "Pizza Legal", realizou inicialmente fiscalização educativa, na qual o órgão deu prazo para os estabelecimentos se adequarem à norma”, contou Amâncio. O vereador enfatizou ainda que os estabelecimentos uberabenses devem ser visitados pelo Procon de Uberaba, pois ocorre uma prática acintosa no segmento alimentício do município”, finalizou.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação