Uberaba tem 117 casos confirmados de dengue no município e o Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), em 4,26%. Diante do clima quente e úmido, bastante propício para a proliferação do mosquito o vereador Rubério Santos convidou o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura de Souza e a coordenadora do Departamento de Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista a irem ao plenário nesta terça-feira para falar sobre o assunto.

Rubério questionou se o índice registrado pelo LIRAa em Uberaba se deve também a necessidade de maior participação da população no combate aos criadouros do mosquito. De acordo com Lara Rocha, o Programa Nacional de Combate à Dengue, o ideal é de visitação de 70% dos imóveis. Porém em Uberaba 40% das casas visitadas estão fechadas ou os agentes são impedidos de entrar. Estão nas ruas atualmente 167 profissionais atuando no combate ao mosquito.

O Controle de Zoonoses orienta que  não tendo condições de receber as equipes, o cidadão assuma a responsabilidade de verificar a existência dos aos criadouros. Se preferir que entre em contato com o Disque Dengue cujo telefone é 3317-4660.  

Para conscientização, o vereador Rubério Santos foi atendido pela Codau em solicitação de inserir na Conta de Água, mensagem educativa sobre a prevenção da dengue. Além disso, diversas ações estratégicas estão sendo implementadas.

Outra medida adotada é o recolhimento dos objetos acumulados nos terrenos e casas. Somente em ação realizada em fevereiro e março foram recolhidos 6.690 quilos de objetos que possibilitam acúmulo de água. As visitas domiciliares acontecem a cada dois meses em casas, comércios, terrenos baldios. Em pontos estratégicos, com altos índices de infestação.

De acordo com os dados apresentados em plenário, os bairros com maiores índices de infestação estão do Portal do Sol, Parque das Gameleiras II, Jardim Indianópolis, Antônio Caiado, Jardim Marajó, Mercês, Anatê, Tutunas, Estados Unidos II, Jardim Espírito Santo, Santa Clara, Residencial 2000, Califórnia e Colibri II.

As caminhonetes com o Fumacê, que pertencem ao Estado, atendem ao bairros com alta incidência de dengue nas últimas 4 semanas epidemiológicas e grande infestação de acordo com o LIRAa. Uberaba conta somente com duas motofogs, usadas no combate ao mosquito adulto. As borrifações acontecem entre 5h e 19h e das 17h ás 22h.

De acordo com o diretor da Vigilância, Robert Boaventura para atender a demanda deverá ser realizado em breve processo seletivo, com objetivo de contratação de agentes de endemias. Isso porque todos os 92 aprovados no processo anterior, de 2017. Todos foram chamados, sendo que 54 se apresentaram.

O vereador Rubério Santos destacou a necessidade de haver isonomia salarial para os agentes de endemias, contratados por processo seletivo, e os dedetizadores que são servidores de carreira da Prefeitura.  

Castrações – Outra ação do Controle de zoonoses é o cadastramento para castração de cães e gatos. Cerca de 600 animais já foram cadastrados e ainda existem vagas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-4655.

Jornalista Maria Cândida Sampaio

Assessoria do vereador Rubério Santos

12/03/19

 

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020