O vereador Rubério Santos levou ao plenário da Câmara, nesta quarta-feira(08), seu Projeto de Lei 27/20 que dispõe sobre a aplicação do Teste Vocacional para os alunos que estejam cursando o último ano (9°) do ensino fundamental na rede municipal.
Segundo o parlamentar esse tipo de teste tem a finalidade de orientar o adolescente, no sentido de escolher corretamente uma profissão. “Essa escolha não precisa ser, necessariamente, pelo ensino superior, podendo tender, por exemplo, para um curso técnico/profissionalizante, se essa for sua vocação, já no início do ensino médio”, afirmou.
Desse modo, considera Rubério, a pessoa terá a dimensão daquilo em que tem maior facilidade e dom, com maior probabilidade de acertar.
Para o vereador o Poder Público tem que ser protagonista no momento em que os talentos desses jovens, sob sua tutela, estão sendo lapidados. A escolha da profissão é um rumo muito importante que o adolescente tem que tomar na vida, coincidindo exatamente com a fase de inseguranças e dúvidas. Uma das maneiras de direcionar o jovem, nesse período, é exatamente fazer uso desses testes vocacionais”, salientou.
A proposta foi baseada em experiências de Feira de Santana (BA) e Itajaí(SC). O vereador Rubério lembrou ainda que a Prefeitura de Uberaba tem profissionais capacitados para elaborar, aplicar e direcionar esses jovens para identificar corretamente sua vocação. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Uberaba considerou o projeto constitucional, com base em decisão do STJ de São Paulo, em relação ao Município de São Carlos. Sobrestada para maior aprofundamento, a matéria deverá retornar ao plenário na próxima semana

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020