Rubério visita Mata do Bacuri e verifica área

28/02/2019 09:57

Compartilhar

O vereador Rubério Santos, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara,  esteve na tarde desta segunda-feira, visitando a Mata do Bacuri junto com a engenheira e ambientalista Alzira Fernandes, o engenheiro Antônio Carlos Evangelista, representando o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), junto ao Conphau. Eles foram acompanhados pelo da proprietária da área com 75 hectares, Vânia de Oliveira Elias Frange e Luciano Faria representante da Urbaniza.

Rubério quis verificar “in loco” a área que está sendo reservada para a criação do Parque da Mata do Bacuri, bem como se existem nascentes que caracterizariam o local como Área de Preservação Permanente (APP).

Também verificou a existência de piscina com água, sendo que em várias partes existem terrenos encharcados, bem como um cano por onde escorre grande quantidade de água. Segundo o diretor da Urbaniza, a canalização vem de água de ponto acima que fica fora até mesmo do imóvel em questão.

Independente disto, o vereador Rubério entende que deve ser ampliada a área de preservação até mesmo dos muros de pedra que retratam parte da história de Uberaba.

Por outro lado, o parlamentar alerta que as ações precisam ser imediatas, sobretudo no que se refere ao casarão, que precisa ser restaurado antes que algumas partes, como o telhado e o assoalho, possam ficar comprometidos.

A expectativa é na criação de uma Comissão interna da Prefeitura, já anunciada pelo prefeito Paulo Piau. Esse grupo será formada por técnicos da área de Meio Ambiente, que vai apurar se o local de fato tem nascentes, o que caracterizaria APP. 

 

Jornalista Maria Cândida Sampaio

Assessoria do vereador Rubério Santos

26/02/19

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados