Samir ouve reivindicações de produtores de Ponte Alta

18/02/2013 00:00

Compartilhar

Samir ouve reivindicações de produtores de Ponte Alta
Disponibilização de maquinário e implementos, infraestrutura adequada e melhorias para as estradas vicinais são as principais solicitações
Vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Samir Cecílio (PR), acompanhado do secretário de Agricultura e abastecimento, Danilo Siqueira, reuniu-se com membros da Associação dos Produtores Rurais de Ponte Alta (7), para coletar reivindicações dos trabalhadores rurais. Em que pese a maior proximidade da comunidade voltada para o agronegócio com o município de Conquista, a maior parte da produção segue para Uberaba. O encontro, que reuniu mais de 20 produtores, aconteceu na Escola Municipal Gastão Mesquita Filho. 
Conforme explicou o presidente da Associação, José Milton de Castro, conhecido como Abaeté, a região de Ponte Alta é de suma importância para o desenvolvimento de Uberaba, município onde 78% do PIB é oriundo do agronegócio. Ele elencou, ainda, as principais solicitações dos trabalhadores, que é a disponibilização de maquinário e implementos, bem como melhorias para as estradas vicinais e infraestrutura adequada. "Hoje temos aqui apenas um trator simples que disponibilizamos a todos os produtores da região. Precisávamos de um trator traçado. Dessa forma, não atrasaríamos os atendimentos", defendeu. O representante sugeriu, ainda, a criação de uma central de apoio ao trabalhador rural como forma de desenvolver ações que visam a valorização do trabalhador rural. 
Após ouvir as reivindicações, o secretário revelou que durante o planejamento para os primeiros 100 dias de governo, ao se fazer o levantamento dos maiores problemas da área, foi constatado que a questão que exige ações mais urgentes é justamente a da insuficiência dos tratores. "Teríamos de ter 30 tratores para atender a contento todos os produtores de Uberaba, mas temos apenas 10 com somente dois em funcionamento. Os demais necessitam de reparos. Mas a boa notícia é que estamos para receber sete, através de emenda do prefeito Paulo Piau, enquanto deputado, sendo que um deve chegar ainda este mês", ressaltou, acrescentando a possibilidade de se estabelecer parceria com o Sindicato Rural, no que tange ao conserto das oito máquinas inutilizadas.
Já em relação às estradas vicinais, Danilo esclareceu que atualmente é de responsabilidade da secretaria de Infraestrutura, embora será feita auditoria para saber se é mais viável que a manutenção das mesmas continue sob a responsabilidade da atual pasta ou seja repassada para o poder da Agricultura. Mas, independentemente disso, o gestor defende o engajamento e o trabalho conjunto para atender as demandas dos produtores. "Já que grande parte do PIB de Uberaba é do agronegócio, nada mais justo do que dedicar maiores investimentos nas estradas rurais", destacou, obtendo o apoio de um dos trabalhadores, que mostrou preocupação quando ao escoamento da produção, sobretudo neste período de safra. 
Não pela primeira vez Ponte Alta é alvo das atenções do vereador Samir Cecílio. Quando presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande - Cohagra, viabilizou a construção de 72 casas populares, número considerável diante os quase quatro mil habitantes da comunidade. Ele garantiu que, agora, como parlamentar, o trabalho na região continua na busca pela valorização do trabalhador rural. "Agradeço o apoio da comunidade e vamos trabalhar em conjunto com o Executivo para atender as demandas desses produtores", salientou, destacando que está à disposição para colaborar com o desenvolvimento não apenas de Ponte Alta e São Basílio, mas de todas as comunidades da região, as quais "fazem a diferença em nossa economia e cultura". 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados