Samir solicita o tombamento das igrejas do Desemboque pelo IPHAN

29/08/2013 00:00

Compartilhar

Samir solicita o tombamento das igrejas do Desemboque pelo IPHAN
O vereador Samir Cecílio Filho (PR) solicita ao presidente da Câmara Elmar Goulart (PSL) a viabilidade de patrocinar os custos para a abertura do processo de tombamento das igrejas históricas do século XIX, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Desterro, localizadas no Desemboque, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 
Segundo o vereador, o objetivo do tombamento, também a nível federal, é para preservar estes bens de valor histórico e arquitetônico, impedindo a destruição e/ou descaracterização das igrejas. Samir informa que uma vez tombadas nacionalmente, as igrejas farão parte de catálogos brasileiros de patrimônio histórico e que, consequentemente, irá fomentar o turismo na região.
"Hoje, em Uberaba, apenas a Igreja Santa Rita é tombada como patrimônio histórico Nacional pelo IPHAN, o processo para tombamento do prédio da EPAMIG já foi encaminhado ao Instituto e está em fase conclusiva", informou o vereador. 
Em 1984 o deputado estadual Dr. Samir Cecílio deu passo importante para a preservação das referidas igrejas, promovendo o tombamento pelo IEPHA-MG, através do Decreto nº 23.810. 
Samir ressalta que com o apoio da CMU será possível dar continuidade aos trabalhos de resgate histórico que vem sendo realizadas, visando à preservação das tradições do Desemboque, berço do povoamento do município de Uberaba. 
No início do ano foi feita uma visita técnica no local, onde o vereador esteve acompanhado do professor e historiador Pedro Coutinho, bem como dos professores Carlos Pedroso e Carlos Sechi, além do ex-vereador José Severino e da jornalista da Câmara Evacira de Coraspe, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
A partir desta visita está sendo produzido um documentário institucional pela CMU, a ser exibido pelo Canal Câmara, sobre o valor cultural e histórico do Desemboque. 
Durante a visita realizada o vereador avaliou que as igrejas estão razoavelmente preservadas, mas entende que, principalmente na parte interna, deveriam estar mais bem conservadas. Em especial a Nossa Senhora do Desterro, que possui mais detalhes e peças antigas, as quais já estão se danificando pela ação do tempo e cupins.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados