Samuel e Almir vão acompanhar desenvolvimento do projeto de Mobilidade Urbana

08/07/2011 00:00

Samuel e Almir vão acompanhar desenvolvimento do projeto de Mobilidade Urbana

Contemplados com recursos para a construção dos terminais de transporte coletivo, dentro do Projeto de Mobilidade Urbana, os vereadores Samuel Pereira (PR) e Almir Silva (PR), garantem que vão acompanhar passo-a-passo o desenvolvimento do projeto. Ontem, durante a reunião ordinária na Câmara, foi aprovado o Projeto de Lei 130/11 que “autorizou o Poder Executivo, a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal”, no valor de R$ 40 milhões. Este recurso é oriundo do Pro Transporte (Programa de Infraestrutura e Mobilidade Urbana), que é voltado ao financiamento do setor público e privado, à implantação de sistemas de infraestrutura do transporte coletivo urbano e à mobilidade urbana contribuindo com a promoção do desenvolvimento físico-territorial, econômico e social, como também para melhoria da qualidade de vida e para a preservação do meio ambiente.
O projeto de Mobilidade Urbana que será implantado em Uberaba é oriundo de um trabalho realizado pelo urbanista Jaime Lerner, após contato de Samuel e Almir com o prefeito Anderson Adauto, que se interessou pela proposta dos parlamentares em relação aos terminais de transporte coletivo. O projeto contempla, além dos terminais, melhorias na Praça Pôr do Sol, no trânsito da Avenida Nenê Sabino (entorno universidade), Calçadão da rua Artur Machado e construção de viaduto na avenida Padre Eddie Bernandes.
“Quando vimos o trabalho desenvolvimento em Curitiba demos início às reivindicações ao prefeito Anderson, que agora estão serão atendidas. O projeto de Lerner para Uberaba será modelo, pois foi o único do Brasil aprovado pelo Governo Federal. Com a aprovação ontem do projeto, a Caixa Federal fará a avaliação dando sinal verde para contratação do financiamento e em breve terá início as obras dos terminais”, avaliou Samuel.
O vereador Almir lembra que serão dois terminais, um nas proximidades do Manoel Mendes e outro no início da Univerdecidade. Os terminais serão dotados de todo conforto para o usuário, com banheiros, bebedouros, local para validação de cartões, entre outros benefícios. “Com o número de veículos aumentando diariamente o trânsito está cada vez mais caótico. Quando tivermos um transporte coletivo de qualidade, que atenda com eficiência a população, com certeza o cidadão irá optar pelo ônibus. Estamos dando um grande passo no desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou Silva.