Samuel encaminha ao Codau projeto de transposição e captação de água do Rio Araguari

03/08/2013 00:00

A proposta é do uberabense Heraldo Duarte, e foi prontamente encaminhada para análise pelo vereador
O vereador Samuel Pereira (PR) foi procurado pelo uberabense Heraldo Duarte, que apresentou a ele projeto de transposição e captação de água do Rio Araguari - Rio das Velhas, para abastecer a cidade de Uberaba, ao invés de trazer a água do Rio Claro, conforme propõe o Codau.
Segundo o projeto, denominado "Uberaba do Futuro", a proposta é trazer água do Rio Araguari, localizado próximo à nascente do Rio Uberaba em Ponte Alta, através de bombeamento por cerca de 10 a 15k m até a nascente do Rio Uberaba.
Consta no projeto também a construção de uma nova barragem próxima à Estação de Léia, com capacidade de, no mínimo, três vezes a da atual. O projeto contemplaria o anel viário e a linha férrea.
Por considerar uma proposta interessante, o vereador encaminhou ao Codau para análise e levantamentos técnicos. Em resposta, a autarquia informou que, com referência a captação de água do Rio Araguari, as cartas topográficas da região demonstram que o rio em questão está localizado em uma cota de 930m e a nascente do rio Uberaba em uma cota de aproximadamente 1.040m, desta forma seria necessário a instalação de bombas de recalque para transpor a água de uma bacia hidrográfica a outra.
Ressaltou que ao realizar a transposição da água até a nascente do Rio Uberaba, o volume bombeado não estaria disponível em sua totalidade na captação, em função dos processos hidrológicos que ocorrem em uma bacia tais como: evaporação e recarga do lençol freático. Para determinar a vazão que chegaria ao ponto de captação do Codau, conforme o projeto apresentado, é necessário fazer um estudo de toda a bacia - uso e ocupação do solo; demanda hídrica de todos; as pessoas que utilizam o rio Uberaba para alguma finalidade, estudos hidrológicos e geológicos.
A autarquia destacou também que quando se fala em transposição de água deve considerar os custos energéticos, uma vez que estes tornam a água mais cara para a população, razão pela qual, entre todos os projetos analisados pelo Codau optou-se pelo Rio Claro como uma segunda fonte para o abastecimento da cidade de Uberaba.
Ressaltou que os mesmos elementos citados, devem ser utilizados para o estudo da construção de uma nova barragem de captação do Codau, além dos estudos econômicos e sociais sobre a desapropriação das terras que seriam inundadas.
A autarquia finalizou o parecer salientando que não se pode descartar os estudos, sendo que o Codau, em função da efetivação do sistema Rio Claro, poderá em algum momento utilizar o potencial do Rio Araguari.