Samuel Pereira agiliza a implantação do Pronatec aprendiz em Uberaba

27/05/2015 00:00

Uberaba caminha para contar com o Pronatec Aprendiz. Trabalho neste sentido vem sendo feito pelo vereador Samuel Pereira, do PR. Esta semana (segunda, 25) ele participou de reunião de trabalho na Secretaria Geral de Micro e Pequenas Empresas e no Ministério da Educação, em Brasília, oficializando o desejo de Uberaba de ser contemplada com o programa.
Conforme Samuel, a implantação do Pronatec Aprendiz em Uberaba deverá acontecer  num trabalho de parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Educação e Desenvolvimento Social. "É importante salientar que para começar o trabalho do "Aprendiz", já se poderá contar também  com a recém criada Superintendência de Micro e pequenas empresas", considerou.
A intenção - de acordo com o vereador - é ampliar a inserção do jovem no mundo do trabalho, dentro das micro e pequenas empresas. Serão contemplados no Pronatec Aprendiz, adolescentes e jovens acima de 15 anos, com prioridade aqueles em vulnerabilidade social e atendidos pela rede pública.
E para participar, não há limite de postos de trabalho oferecidos. Ou seja: a empresa que tiver apenas UM empregado poderá aderir ao curso que será financiado pelo Pronatec. Estima-se que este programa poderá beneficiar 5 milhões de empresas no Brasil.
"Uberaba não pode ficar de fora. Temos vários adolescentes e jovens que precisam desta oportunidade de emprego, mesmo sendo um salário mínimo", afirma Samuel. Ele ressalta, ainda, que a empresa também será contemplada: "vão recolher apenas 2% de FGTS e não necessitará de verba rescisória".
Na próxima semana , o vereador pretende se reunir com as equipes das Secretarias Muncipais  afins, para que os procedimentos sejam agilizados e "o mais rápido possível este programa possa chegar a Uberaba".
Jorn. Gê Alves
(26/05/15)