Samuel Pereira pede prorrogação do prazo para recadastramento biométrico

01/02/2018 17:28

Faltando nove dias para o encerramento do recadastramento biométrico dos eleitores de Uberaba, o vereador Samuel Pereira protocolou um requerimento na Câmara Municipal, que será aprovado na reunião ordinária de terça-feira (06), solicitando ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, José Edgard Penna Amorim Pereira, a prorrogação de 30 a 60 dias para o recadastramento biométrico obrigatório.

Segundo o vereador, até o dia 30 de janeiro 67,7% dos 226,727 mil eleitores foram biometrizados. Para ele é grande o número de pessoas que ainda não fizeram o recadastramento e correm o risco de terem os títulos cancelados. Com isso, sofrerão uma série de sanções, ficando sujeitos, inclusive, à suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CFF). “Minha maior preocupação são os idosos. Caso não dê tempo de fazerem a biometria, seus CPF serão suspensos e não poderão receber a aposentadoria”, argumentou Samuel.

O parlamentar ressaltou que embora a convocação ao recadastramento tenha sido feita com antecedência, o prazo não foi suficiente para atender os eleitores que ainda não se adequaram ao novo sistema biométrico.

Samuel destacou que é fundamental ao cidadão ter resguardado seu direito de voto. “Não podemos desprezar o fato de que a democracia se realiza com a participação de todos. É inaceitável admitir a possibilidade de tantos uberabenses ficarem impedidos de votar no mês de outubro”, finalizou.

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação Social