Samuel Pereira solicita a realização de mais uma edição do Casamento Comunitário

29/08/2018 14:07

O vereador Samuel Pereira (PR) apresentou na manhã desta quarta-feira (29), no Plenário da CMU, requerimento oficiando ao Poder Executivo determinar à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) viabilizar a realização de mais uma edição do Casamento Comunitário. O intuito é de que o evento seja realizado, ainda este ano, entre os meses de novembro e dezembro.

De acordo com Samuel, a solicitação justifica-se devido ao número expressivo de procura pelos casais. O parlamentar afirmou ter questionado o secretário Marco Túlio Cury sobre a possibilidade da realização do evento. Em resposta, Cury teria acenado positivamente ressaltando, porém, que dependeria da liberação de recursos financeiros. “Precisamos do apoio do senhor prefeito para que todos que ainda necessitam regularizar o casamento possam casar ainda esse ano”, exclamou.

O vereador Fernando Mendes (PTB) ressaltou a importância da iniciativa e reconheceu a alta demanda de pedidos.  “A procura é muito grande, principalmente nas igrejas. A população quer regularizar a situação matrimonial. Tendo condição, vamos ajudar essas pessoas a se legalizarem”, pontuou.

Em tempo

A última edição do Casamento Comunitário realizada em maio deste ano beneficiou 81 casais. Na época, a Comissão do Casamento Comunitário e Cartório autorizaram a união de mais casais do que 70 vagas inicialmente previstas para dar a oportunidade de todos celebrarem o matrimônio.

O Casamento Comunitário foi instituído em pela Lei Ordinária 9.638 de 31/01/2005, de autoria do então vereador e atual vice-prefeito João Gilberto Ripposati, e constitui na união matrimonial de por meio da celebração gratuita das cerimônias civil e ecumênica de casais com residência de no mínimo três anos no município e comprovação de rendimento familiar de até no máximo dois salários mínimos.

Jair Neto

Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU