Samuel promove reunião sobre Segurança Pública no Pacaembu

11/05/2016 08:57

Comerciantes e moradores dos bairros Pacaembu, Morumbi e adjacências participaram da reunião promovida pelo vereador Samuel Pereira (PR), na Igreja Batista Ebenezer - Pacaembu, na noite de ontem (09) para discutir a Segurança Publica. Autoridades do setor estiveram presentes para debater assuntos pertinentes ao tema. O grande índice de criminalidade no local, propiciado pela proximidade das rodovias que cortam os bairros supracitados e a insegurança dos moradores foram determinantes para o encontro. Alternativas visando ações preventivas foram propostas e também possíveis medidas para reduzir a sensação de insegurança dos moradores. Durante os questionamentos o Secretário Executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública Cel. Emanuel Kappel esclareceu que um plano de Defesa Social que envolve diretamente a segurança pública está sendo desenvolvido pela prefeitura e será implantado ainda este ano. “A questão preventiva é muito importante e o grande tema da atualidade, temos que levar a comunidade ao protagonismo das ações, formar o cidadão e nesse aspecto, as escolas serão um foco importantíssimo”, pontuou Kappel. Representando o CDL, o proprietário da Rede de Drogarias Xavier, Fernando Xavier, que no momento citou o fato da filial recém inaugurada no bairro já ter sido assaltada, e da dificuldade que encontra em contratar pessoas para trabalhar no período noturno. Presente na reunião o Comandante da Polícia Militar da Aisp do bairro Olinda, Capitão Fábio Henrique de Souza, que falou da importância de se adotar a filosofia de polícia comunitária, estreitando laços com a comunidade, pois uma polícia orientada tem maiores chances de resolver os problemas, principalmente em conjunto com outros órgãos correlatos. “Atuamos com operações de visibilidade nos canteiros centrais, com o giroflex ligado para transmitir uma sensação de segurança à população”. Impossibilitado de comparecer ao evento, o Delegado da Polícia Civil Heli Andrade foi representado pelo inspetor Gileno Fagundes, que disponibilizou o número de seu telefone pessoal para que as pessoas possam fazer denuncias.

Na avaliação do vereador Samuel, o encontro foi muito produtivo. “É muito importante estarmos reunidos buscando alternativas para amenizar a insegurança dos moradores do bairro Pacaembu e adjacências que somam aproximadamente 15 mil habitantes. As pessoas estão amedrontadas e o momento é mais que oportuno para trazer a tona questões relativas à segurança para serem amplamente discutidas, e com certeza mais encontros como esse serão realizados, para que as pessoas possam externar suas necessidades.”

Jorn. Diva Luce Magalhães

Departamento de Comunicação da CMU