Samuel propõe uso de planta para combater mosquito da dengue

18/02/2014 00:00

O vereador Samuel Pereira (PR) propõe que a Prefeitura busca alternativas para o combate à dengue e, por meio de Indicação aprovada na Câmara, sugere que o Executivo aumente a produção e o plantio nos canteiros das avenidas e dos bairros, da planta Crotalaria Spectabilis, para promover o combate do Mosquito Aedes Aegypti na cidade.

Samuel destacou que, segundo a Superintendência Regional de Saúde, em 2013 os casos de dengue aumentaram consideravelmente em Uberaba, passando de 5.619 em 2012 para 19.749 em 2013, e este ano já foram notificados 176 casos. "A dengue é uma doença que pode ser letal, ou seja, caso não seja tratada adequadamente pode levar o indivíduo a morte e, assim sendo, é extremamente importante que medidas sejam tomadas a fim de promover a prevenção da doença", afirma.

O uso da planta Crotalaria Spectabilis vem ocorrendo em diversas cidades do país como auxílio no combate à dengue. "A flor amarela da Crotalaria Spectabilis atrai libélulas que precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas. E estas, por sua vez, devoram as larvas do mosquito da dengue, além de em sua fase adulta, a libélula também se alimentar do Aedes Aegypti", explica Samuel.

O vereador entende que a  Prefeitura de Uberaba, através do departamento competente, poderá efetuar o plantio nas praças, canteiros de avenidas e ao redor das árvores, "o que além de ampliar a prevenção da doença, serve ainda para fertilização do solo e embelezamento da cidade através das flores e das libélulas", ressaltou.

O parlamentar sugeriu ainda a distribuição das sementes da planta à população por meio dos agentes comunitários de saúde de combate à Dengue. "A intenção é reduzir a proliferação do mosquito para as próximas temporadas de calor", esclarece.