Samuel vai enviar Moção de Repúdio por causa de proibição de religião em casas de dependentes químic

15/09/2014 00:00

Na reunião ordinária desta segunda-feira (15), o vereador Samuel Pereira (PR) criticou a portaria do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas dizendo que lamenta que o Governo Federal adote a proibição de casas de recuperação e presídios de falar sobre religião durante o tratamento oferecido aos dependentes químicos. Para ele, trata-se de uma tentativa de censura religiosa. Desta forma, ele informou que irá enviar uma Moção de Repúdio à presidente Dilma e para isso pediu o apoio do Plenário para assinar e aprovar o documento.

Samuel disse estar indignado com a atitude de proibir a inclusão de qualquer citação ou princípio religioso na recuperação de dependentes químicos. "Vivemos num país livre e democrático, onde a Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade religiosa e não vamos engolir essa determinação", desabafou.

Segundo o parlamentar, diversas pesquisas demonstram a importância da fé na vida das pessoas e que restringindo o uso da religião no processo terapêutico, o Conad estará interferindo negativamente na recuperação dos dependentes químicos. "Não basta deixar o uso das drogas, é preciso sedimentar valores comportamentais, éticos, morais, espirituais e sociais que levam à recuperação integral da pessoa", argumentou.

O presidente Elmar Goulart (SD) parabenizou a iniciativa da Moção e ressaltou que o dependente químico não precisa somente de uma estrutura material para se recuperar, "ele carece de amor, afeto e de alguém que esteja disposto a colocar a vida a serviço dele".

Departamento de Comunicação