Após audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde realizada na Câmara Municipal, a qual teve a participação do secretário da pasta, Iraci José de Souza Neto, o vereador Samuel Pereira (PL) voltou a cobrar do Poder Executivo estudos para analisar a possibilidade de transformar o Hospital Regional (HR) em Hospital Municipal.

Segundo dados apresentados pelo secretário, naquela oportunidade, o número de atendimentos realizados pelo HR, no período de maio a agosto de 2019, chegou a 6.682. Destes, 5.272 são de Uberaba, enquanto as cidades que mais encaminharam pacientes foram Araxá (231), Frutal (168), Planura (91), Veríssimo (90) e Itapagipe (75).

Samuel destaca que Araxá, mesmo sendo a cidade que encaminhou o maior número de pacientes ao Hospital Regional, não repassou nada da previsão orçamentária de quase R$1,3 milhão ao município. “É notória a dificuldade que estamos tendo em cobrir as despesas do Hospital Regional, uma vez que a maioria das cidades circunvizinhas não conseguiu cumprir com o acordo de enviarem os recursos conforme o contrato. Como o Estado também não está repassando verba ao HR, a manutenção do local fica comprometida”, disse.  

O vereador acredita que o município conseguirá arcar com as despesas do Hospital Regional, se atendidos somente os pacientes de Uberaba. “A Administração Municipal é quem sustenta, atualmente, aquela instituição de saúde. Precisamos municipalizá-la e espero, o quanto antes, uma resposta do prefeito Paulo Piau sobre o assunto”, encerrou.  

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. de Comunicação da CMU

01/10/2019

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020