Samuel volta a questionar concessionárias de transporte coletivo

14/12/2010 00:00

Samuel volta a questionar concessionárias de transporte coletivo

Incansável em busca de resposta, em relação à ausência de cobradores em algumas linhas do transporte coletivo, o vereador Samuel Pereira (PR), voltou a falar deste assunto em plenário, na tarde de hoje (13). O parlamentar reafirmou sua indignação com a ausência dos diretores nas duas sessões em que foram convidados. “Não estão respeitando o Legislativo. Não sou contra as empresas, o que desejo é simples: uma explicação para o que está acontecendo. Quero que eles venham e justifiquem para nós e para a população, o motivo de alguns ônibus estarem sem cobradores, nada demais”, reforçou.
O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), explicou no plenário que esteve em contato com os diretores da empresa, que afirmaram que não estavam demitindo cobradores, mas que as linhas que não tinham cobradores, eram as de pouca demanda. Segundo Borjão, ele também sugeriu que as empresas providenciem treinamento para que os cobradores sejam habilitados para dirigir ônibus.
Fazendo coro com Samuel, o vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), afirmou que concorda com a falta de respeito a Legislativo e foi além, sugeriu a Samuel que apresente requerimento fazendo os questionamento via Ministério Público. Já o vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), afirmou que além do Ministério Público, a Prefeitura de Uberaba, também tinha de ser acionada visto que é fiscalizadora do contrato das empresas.
Meio Ambiente - O vereador Samuel Pereira (PR), através de requerimento apresentado hoje, está solicitando a Secretária de Meio Ambiente, Renata Mesquita, implantar e fomentar o recolhimento do óleo de cozinha usado, para ser utilizado na fabricação de sabão neutro com baixo ph. O vereador lembrou que o óleo de cozinha, quando é lançado nos rios prejudica a oxigenação. Samuel destacou também que o óleo jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade de uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Em outra solicitação, o vereador recomenda que a secretaria crie uma cooperativa com depósito para guardar o produto e encaminhar à venda. “Também gostaria que a secretaria implantasse uma fábrica de sabão com técnico responsável pelo produto final, com ph semelhante ao da pele humana. Acho que esta ação tem cunho de preservação ambiental, bem como trará benefícios para a prefeitura que poderia, inclusive, utilizar estes produtos em seus departamentos”, destacou.