Sanatório Espírita pede socorro aos vereadores de Uberaba

04/05/2017 14:05

Compartilhar

 

 

 

A direção do Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo (antigo Sanatório Espírita de Uberaba) pede ajuda aos vereadores para não fechar as portas. A instituição apresentou ofício ao Legislativo solicitando o apoio dos parlamentares no sentido de emitir manifestação pública a favor da entidade, elencando sua importância para a comunidade. O documento recebeu as assinaturas dos quatorze vereadores.

A entidade, que presta assistência em saúde há mais de 80 anos na cidade e possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS-SAÚDE), tem atendimento voltado prioritariamente aos usuários do SUS, abrangendo atualmente 83 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.  

Segundo seu diretor administrativo, Márcio Roberto Arduini, em dezembro do ano passado, o serviço teve a renovação da CEBAS-SAÚDE indeferida. “Desde então, recorremos mediante processo administrativo e recentemente recebemos a informação de negativa do recurso. A manutenção do indeferimento quanto à certificação implicaria tragicamente no fechamento da instituição, tendo em vista que sua sobrevivência financeira é custeada com parcos recursos”, contou.

Márcio explica que a legislação referente à certificação prevê que, quando o recurso não é aceito, o Ministério da Saúde deve abrir prazo de 15 dias para que a sociedade (normalmente autoridades) possa se posicionar em favor da instituição.

De acordo com o vereador, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), que foi procurado pelo diretor da entidade, o Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo sempre se manteve fiel aos seus princípios, nunca se afastando de seus objetivos para com o tratamento das doenças mentais, e auxiliando inclusive pessoas dependentes de bebidas alcoólicas. “Caso ele perca essa Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social, nosso município e demais cidades que utilizam seus serviços, com certeza, terão problemas. Apesar de contarmos com outros locais na cidade [que também fazem acompanhamento e tratamento de pessoas com doenças mentais], como CAPS ‘Maria Boneca’ e o CAPS ‘Dr. Inácio Ferreira’, eles não possuem estrutura adequada para internação como no Sanatório”, disse Marão.

O vereador ressaltou que todos os parlamentares se mobilizaram com a causa por entenderem a importância do Sanatório para a cidade e região. A carta de manifesto entregue ao Legislativo será encaminhada agora ao Ministério da Saúde pelo Serviço Integrado de Saúde.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

03/05/2017

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados