Na reunião de quarta-feira (13) os vereadores levantaram algumas situações referentes ao setor da saúde de Uberaba. O vereador Franco Cartafina (PRB) salientou a falta de dentistas nas UPA"s e também nas UBS. Nas Unidades de Saúde o argumento é de que os profissionais não têm equipamentos para trabalhar, como autoclaves, por exemplo. Franco lembrou que a falta de atendimento odontológico nas unidades já foi alvo de grandes debates na Câmara. Por isso indagou qual a política que a Administração Municipal tem desenvolvida referente à saúde bucal.
O parlamentar lembrou que os atendimentos odontológicos deixaram de acontecer nas UPA"s depois que a Pró-Saúde assumiu a administração das UPA"s. Segundo o vereador, ele procurou a direção da Organização pedindo o retorno dos atendimentos odontológicos. A resposta que recebeu foi de que a Pró-Saúde poderia ceder uma sala para que a Prefeitura fizesse os atendimentos. "Fiquei indignado com a resposta", pontuou. 
Vacina contra gripe – Ainda no que se refere à saúde, Franco disse que irá procurar a Secretaria para estender, numa segunda etapa, a vacina contra a gripe, aos motoristas de vans, professores e agentes de saúde. "Sabemos que neste momento a prioridade são crianças e idosos, mas entendemos que os profissionais que têm contato diretamente com muitas pessoas, precisam ser imunizados contra o vírus".
Rescisão contrato – Na reunião, o vereador Marcelo Machado Borges – "Borjão" (DEM) abordou sobre as rescisões contratuais dos profissionais de saúde que ainda não foram pagas. Segundo ele, há pessoas que foram exoneradas em 2013 e ainda não receberam seus direitos trabalhistas. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), disse que, em conversa com a Secretária de Administração, Eclair Gonçalves, lhe foi assegurado que os servidores que foram exonerados ou tiveram seus contratos encerrados nos anos de 2013 e 2014, receberiam seus acertos neste mês. Já aqueles que foram demitidos em 2015, receberão em julho. 
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU 
13/05/2015

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020