Saúde responde Samuel e descarta municipalizar Hospital Regional agora

01/11/2019 11:08

Secretaria alega que 70% dos atendimentos da instituição são realizados em pacientes de Uberaba e que repasses do Estado e de outros municípios estão sendo negociados

Resposta do Executivo à solicitação do vereador Samuel Pereira (PL), referente à municipalização do Hospital Regional, foi enviada ao Poder Legislativo.

Em outubro, o parlamentar havia cobrado novamente da Administração Municipal estudos para analisar a possibilidade de transformar o Hospital Regional (HR) em Hospital Municipal. Samuel acredita que o município conseguirá arcar com as despesas do local.

Em ofício, a Secretaria Municipal de Governo ressalta que a demanda do vereador foi encaminhada à Secretaria de Saúde, que, manifestou que, no momento, não é possível atender tal solicitação. “Está em fase de negociação o aporte de recurso por parte do Estado e dos outros municípios que ainda não estão colaborando. Outrossim, o Hospital Regional atende cerca de 70% dos usuários de Uberaba e os outros 30% de outros municípios. O munícipio utiliza o hospital para realização de mutirões e campanhas”, diz texto do documento.

Uberaba, sendo município sede da macrorregião, deve potencializar o seu protagonismo na área de saúde e fortalecer as relações interfederativas na defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, qualificando e estimulando o processo de governança, segundo o ofício.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU