Projeto que altera a Lei Municipal nº 11.887/2014, que cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, foi aprovado, hoje (13), e segue agora ao Executivo para sanção. O médico veterinário e conselheiro Municipal de Saúde, Marcos Abel Domingos, acompanhou a votação.

O Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal – FUBEM tem por finalidade captar e aplicar recursos visando à proteção e bem estar dos animais, como também o implemento do controle populacional e de medidas de prevenção de zoonoses e demais moléstias.

Segundo texto do Executivo, cabe conjuntamente às secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde o dever de acompanhar, fiscalizar e controlar os recursos destinados ao FUBEM, bem como ter acesso e participação dos atos de competência do Conselho Diretor. “Porém, na legislação vigente, restou expresso que o relatório das atividades desenvolvidas será submetido somente à apreciação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Assim, no intento de sanar o equívoco, torna-se necessário incluir tal atribuição à Secretaria Municipal de Saúde na referida lei.”

O projeto ressalta ainda a necessidade de participação de um médico veterinário no Conselho Diretor. “A Medicina Veterinária tem como objetivo precípuo a promoção e preservação da saúde dos animais, mas ao concretizar este objetivo, implicitamente está salvaguardando a saúde humana. Um profissional desta envergadura só tem a somar e assessorar as funções do Conselho”, diz.

Elmar Goulart (SD), líder do Executivo, explicou que a proposta altera o número de membros no Conselho Diretor, passando de seis para oito conselheiros.      “Essa é uma iniciativa simples, que precisa ser aprovada para acampar novas pessoas no Conselho, que são elas: um representante do Conselho Municipal de Saúde, e um profissional médico veterinário, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais – CRMV-MG, regional de Uberaba; e também inserir a Secretaria de Saúde no Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal”

 

Karla Ramos

Dep. Comunicação

13/11/2015

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020