Estiveram presentes na Câmara nesta manhã (03) o Secretário Municipal de Obras, Engº Nagib Galdino Facury, e o subsecretário, Fernando Nascimento, a convite do vereador Franco Cartafina para falarem sobre as duas obras do Sistema Vetor/BRT de Uberaba. 

Segundo Nagib, que apresentou aos vereadores dados referentes aos dois novos eixos, os trabalhos no BRT/Vetor Sudoeste e Sudeste foram iniciados em fevereiro de 2016 e que, provavelmente, a verba em caixa não será suficiente para concluí-los. “O terminal Sudoeste está sendo implantado no Bairro Beija Flor, na Av. Juca Pato com trajeto passando pelas avenidas João Dallacqua, Dona Maria de Santana Borges, da Saudade, Bento Ferreira até a Leopoldino de Oliveira. Os recursos oriundos do Governo Federal para este eixo são da ordem de R$ 22.812.409,34. Um pouco mais de 54% da obra já foram executados. Já o Terminal do BRT/Vetor Sudeste, que possui 84% de sua obra executada, está sendo construído no bairro Gameleira, localizado na Av. Bandeirantes, cujo trajeto passa pelas avenidas Abílio Borges, Nelson Freire e Guilherme Ferreira. Os recursos para este eixo são de R$ 18.458.733,00.  

Franco ressaltou que devido às inúmeras reclamações que tem recebido em seu gabinete sobre os novos trechos do BRT resolveu convidar o secretário para sanar algumas dúvidas em plenário. O parlamentar questionou Nagib sobre a existência de um cronograma de obras e a sinalização nesses locais. O secretário explicou que no final do ano passado, para evitar transtornos para comerciantes e população, ficou decidido que se trabalhasse efetivamente nos dois terminais e as avenidas ficariam para depois. “Durante o período de chuvas é complicado executar algumas obras na cidade. Por isso, decidimos por bem deixar praticamente pronto os dois terminais que estão sendo construídos, para depois retomarmos as obras necessárias nas avenidas”, destacando, no entanto, que a avenida Guilherme Ferreira já está recebendo uma nova pavimentação. “É uma linha que estamos adotando, e que acredito que dará certo”, disse.

“Com relação à sinalização, ela depende da conclusão de algumas correções nas pistas. A sinalização das estações é obrigação do consórcio responsável pelas obras, e temos cobrado insistentemente essa demanda deles”, explicou, ouvindo em seguida várias solicitações apresentadas pelos vereadores presentes na sessão.  

Samuel Pereira (PR), autor de requerimento que solicitou a construção dos terminais do Sistema/BRT, juntamente com Almir Silva (PR) em outra legislatura, lembrou Nagib sobre a importância dos estacionamentos verticais no centro da cidade. “Solicitamos, há algum tempo, a construção desses estacionamentos na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao centro. Acredito que o atendimento do pedido traria uma satisfação grande aos comerciantes”, disse Samuel. Nagib, se dirigindo ao vereador, frisou que é uma vontade do prefeito Paulo Piau revitalizar o centro em todo o sentido. “A proposta do Executivo é fazer uma mudança rápida no Plano Diretor, ainda este ano, para que o centro seja contemplado nas mudanças previstas e necessárias.”

Durante a reunião, Nagib revelou que a previsão para conclusão das obras dos dois novos eixos é até agosto deste ano. “A estrutura dessa segunda etapa do Vetor será mais completa e muito mais arrojada”, encerrou. 

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

03/04/2017

 

 

 

 

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020