Segundo Itamar, UFTM está acabando com Peirópolis

11/06/2012 00:00

Segundo Itamar, UFTM está acabando com Peirópolis
O vice-presidente vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) enviou requerimentos ao reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Dr. Virmondes Rodrigues Júnior, solicitando informações sobre diversas ações que, se confirmadas, acabarão com a identidade paleontológica e turística ligada à Peirópolis.
Segundo denúncia, há um projeto visando a retirada dos fósseis do Museu Paleontológico de Peirópolis, com transferência para Uberaba. "Isso vai acarretar sérios prejuízos à comunidade, pois o bairro é voltado ao turismo comum e científico. Além disso, existe o prédio da Rede Nacional de Paleontologia que poderá abrigar os fósseis em caso de uma possível reforma do museu".
Itamar quer saber as razões da proibição dos artesãos locais exporem e comercializarem seus produtos na Lojinha do Museu. "Diante disso, quero analisar as prestações de contas, o valor arrecadado mensalmente, o destino do dinheiro arrecadado e a base legal do faturamento", observa, revelando ainda que, segundo informações, as crianças estão proibidas de brincarem e circularem de bicicleta pelo pátio do Museu de Peirópolis. Para o vereador, isso é uma afronta ao sistema como todos são criados ali, "de forma livre, podendo andar por toda a região e interagir com as crianças visitantes".
Os guias turísticos, segundo ele, estariam proibidos pela instituição federal de divulgaram o comércio da comunidade. Assim, turistas teriam mais dificuldades de localizar os pontos de comércio, comprometendo a renda dos comerciantes locais. Além disso, as doceiras de Peirópolis estariam sofrendo pressão para não mais exercerem suas atividades na "Casinha dos Doces". Para Itamar, a produção dos mesmos já se tornou uma tradição e gera significativa quantidade de empregos para a comunidade.
Os requerimentos também apontam que a Rede Nacional de Paleontologia fecha às 16h durante os finais de semana e feriados, quando a circulação de turistas é grande. O único banheiro público do bairro está no local. O fechamento da CVT (sala de informática) da Rede também é denunciado pelo vereador. Segundo o requerimento, a sala, com computadores ligados à internet, auxilia a comunidade e turistas. Além disso, a ludoteca, opção de lazer e aprendizado, foi desativada.
"Tenho informações de que a estufa ou viveiro, cuja principal função é a produção de plantas do período jurássico, está sendo usada para outros fins, como alojamento de cavalos do dirigente da Universidade", denuncia o parlamentar, esperando reverter as situações pelo bem turístico de Uberaba e região.