Semana da Saúde Bucal é aprovada pelo Legislativo

24/08/2017 09:43

Compartilhar

 

 

 

Projeto de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (PEN) inseriu no Calendário Popular a Semana Municipal da Saúde Bucal, através de uma alteração na Lei Municipal número 12.608/17. A Semana será realizada anualmente, na semana do dia 25 de outubro.

O próprio parlamentar apresentou uma emenda modificativa, realizando uma pequena alteração no inciso terceiro do parágrafo 28 do artigo 9º. Alan Carlos lembrou que a cidade tem curso de odontologia há 70 anos, e que a Semana é fundamental para despertar a população para a importância da prevenção, assim como para os problemas que envolvem a cavidade oral. Ele destacou, ainda, que muitos problemas de saúde começam pela boca, como câncer bucal, por exemplo, que tem uma série de fatores de risco, como o cigarro e o álcool.

Segundo o vereador, a cidade tem um marco importante na odontologia, não só pela qualidade técnica. “Uberaba foi a primeira cidade a sediar um Congresso Internacional de Odontologia”, afirmou Alan Carlos.

A vereadora Denise Max “Denise da Supra” (PR) lembrou que o pai era dentista e afirmou que a saúde bucal da população é precária, sendo o projeto muito importante para a conscientização da sociedade.

De acordo com o projeto, o objetivo da semana é de estabelecer no Município alguns dias dedicados à questão, e por meio fornecimento de informação adequada, trazer à sociedade maiores esclarecimentos sobre prevenção de doenças simples como a carie, que atinge 88% da população (segundo o Ministério da Saúde) e outras mais graves, como o câncer bucal, que segundo o Instituto do Câncer (INCA), é a sétima maior causa de câncer no país, matando cerca de 4 mil pessoas por ano.

Entre os principais temas sugeridos para serem abordados, estão a higiene bucal, a alimentação saudável, a importância dos cuidados profissionais na prevenção e no tratamento das doenças bucais, a odontologia pré e pós natal, a odontologia na terceira idade, a prevenção do câncer bucal, a odontologia do esporte e a odontologia do trabalho.

Além disso, o a Semana poderá ter a participação do Conselho Regional de Odontologia, da Associação Brasileira de Odontologia, das instituições de Ensino Superior no Município, entre outras entidades afins.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
23/08/2017

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados