Semana Municipal de Doação de Medula Óssea tem início nesta quinta-feira (25) em Uberaba. A proposta foi regulamentada por meio de lei de autoria do vereador Kaká Se Liga (PSL), aprovada no ano passado pela Câmara municipal de Uberaba.

Durante sete dias, serão distribuídos panfletos e cartazes para orientar as pessoas, quanto os procedimentos para ingressar no cadastro de doadores de medula óssea. "O objetivo é incentivar as pessoas quanto a importância de se realizar o cadastro", afirma o vereador.

Para participar do cadastro, o procedimento é bem simples. O interessado deve ir até a uma das unidades de atendimento do Hemocentro. Em Uberaba, o órgão funciona no prédio do Ambulatório Maria da Gloria, localizado na rua Frei Paulino S/Nº. Na primeira fase do cadastramento, é colhida uma pequena amostra de sangue (5ml), que será utilizada para a realização do exame Antígenos Leucocitários Humanos (HLA). Os dados sãodirecionados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) –  banco de dados administrado pelo do Ministério da Saúde. O sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) já possui 3,11 milhões de pessoas cadastradas.

Para ser doador, a  pessoa tem que ter entre 18 e 54 anos, apresentar boa saúde e não ter doenças infecciosas. A chance de encontrar doadores compatíveis entre pessoas não aparentadas pode chegar a uma para cada 100 mil cadastrados. Outra dificuldade é a baixa probabilidade mesmo entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, que costuma ficar entre 25 e 30%.

A "Semana Municipal de Medula Óssea" segue até o dia 30 de setembro sendo realizada em paralelo ao evento promovido pela Organização Não governamental (ONG) Palhamédicos do Senhor.

 

Daniela Brito – Assessoria 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020