Seminário Legislativo do Triângulo e Alto Paranaíba será nos dias 14 e 15 de setembro

20/07/2017 14:33

Plenária final preparatória será no próximo dia 3 em Araxá, quando será fechada a programação definitiva do evento

Está definido que o 1º Seminário Legislativo Macrorregional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acontece em Araxá nos dias 14 e 15 de setembro, no Teatro Municipal. Esta foi uma das decisões da reunião preparatória do evento realizada ontem, dia 19, na Câmara Municipal de Uberaba, que contou com a presença de representantes de legislativos de 11 cidades. O prefeito Paulo Piau (PMDB), o deputado federal Aelton Freitas (PR), secretário municipal de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira e o secretário executivo da Amvale, Vicente Araújo Neto, acompanharam os trabalhos.

A organização do encontro é dos presidentes das Câmaras de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Araxá, que vai sediar a plenária preparatória final no próximo dia 3 de agosto. No seminário, que deve reunir mais de 500 vereadores, vários temas serão debatidos no sentido de aprimorar a atuação das Câmaras e em favor do desenvolvimento regional. Além disso, ficou clara a preocupação dos legisladores municipais em relação aos poderes Executivos e Judiciário e a interferência do Ministério Público. Outro ponto que deverá ser abordado no seminário em setembro é o resgate da imagem do político no País com palestra sobre improbidade administrativa e seus efeitos. Orçamento Impositivo também deve entrar na programação, entre outros assuntos como Cosip e repasses do Fundeb.

O prefeito Paulo Piau cumprimentou os vereadores pela iniciativa de se promover um evento que junta forças e promove a unidade regional, fortalecendo um dos poderes fundamentais para a consolidação da democracia que é o Poder Legislativo. Mais uma vez, Piau defendeu a criação da Região metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, ao citar que no estado de São Paulo já são seis implantadas. O prefeito também se queixou do desequilíbrio entre os poderes e a capacidade de criminalização do Judiciário. “É preciso fortalecer os mecanismos de controle, mas eles não podem obstruir a atividade política”, disse o chefe do Executivo Municipal.

O deputado Aelton Freitas também exaltou a decisão de se promover o Seminário e destacou que a união dos vereadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pode mudar o perfil e a história da região. Aelton ainda lembra que momentos de crise são os que criam oportunidades e que esse trabalho conjunto pode fazer das duas regiões a área mais organizada do País e proporcionar importantes resultados em favor do desenvolvimento.

O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra, um dos idealizadores do evento de setembro, disse que a intenção é organizar um seminário produtivo e de baixo custo. Para ele, tanto as reuniões preparatórias como o encontro em Araxá, já proporcionam mudanças que serão históricas no desempenho dos Legislativos Municipais das duas regiões envolvidas. Ele revelou que, entre os palestrantes já estão acertados o desembargador Doorgal Andrada e um representante da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam).

Além dos presidentes das Câmaras organizadoras, na reunião de ontem estiveram presentes representantes de Sacramento, Fronteira, Rio Paranaíba, Conquista, Planura e Delta.

Dep. De Comunicação

Márcio Gennari