Servidores da Câmara tem reajuste aprovado em Plenário

26/03/2019 17:24

O presidente do Sindicato dos Servidores elogiou a administração do presidente “Marão” e disse que foi a melhor negociação já discutida.

A Câmara Municipal aprovou o aumento do salário, tíquete e abono para os servidores do Legislativo. Os três projetos entraram na pauta desta terça-feira (26), após uma reunião entre os vereadores e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU).

O presidente do Sindicato, Luiz Carlos dos Santos, o vice-presidente  Carlos Humberto Costa, além de Juarez Almeida, representando os servidores da Casa, estiveram na reunião e no Plenário. Também participaram o diretor da CMU, Rodrigo Souto, o procurador Diógenes Sene e integrantes da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais e Previdência Pública Municipal.

O presidente Ismar “Marão” (PSD) apresentou a proposta elaborada pela Casa, que foi prontamente aceita pelo sindicato. Foi acertado um aumento de 10% no salário, sendo 3,94% de reposição da inflação, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e 6,06% de ganho real. O tíquete alimentação, que atualmente é de R$ 500, passou para R$ 650, enquanto o abono, concedido apenas para servidores concursados, aumentou de R$ 350 para R$ 500.  Todos os reajustes são retroativos ao dia 1º de março, valendo também para inativos e pensionistas, que se enquadrem na Lei.

Alguns outros itens da pauta também foram acatados pela Mesa Diretora, como a criação de uma Comissão de Avaliação, para analisar o Plano de Carreira dos servidores a cada dois anos, além de uma parceria da Casa com o Sest/Senat. A concessão do quinquênio (apenas para servidores concursados antes de 2008) passa a ser automática, o que não estava acontecendo, pois até então dependia de uma solicitação por escrito do servidor.

Uma solicitação que será parcialmente atendida em 2020, segundo promessa do presidente, é a criação do Seguro Acidente de Trabalho. Inicialmente o pedido era para todos os servidores, porém “Marão” explicou que, após uma consulta à Procuradoria, foi acertado que terá direito ao benefício os motoristas e motoboys que trabalham no Legislativo.

Segundo Luís Carlos, esta foi a melhor pauta que o Sindicato dos Servidores já discutiu e protocolou na Câmara. Para ele, “Marão” começou bem a gestão, valorizando a peça mais importante, que são os trabalhadores. “Quando montamos a pauta, sabíamos que não seria 100% atendida, mas confesso que fiquei surpreso com o atendimento e os resultados, pela primeira vez “, afirmou Luís Carlos.

O sindicalista ainda comentou que podem até receber algumas críticas, inclusive de que o servidor “ganha bem e não faz nada”. Segundo ele, é muito pelo contrário, “isto não é verdade, existe uma média de salário muito baixa, e que na iniciativa privada é muito maior”, acrescentou.

Luís Carlos parabenizou a Mesa Diretora e disse esperar que isto sirva para que ganhem força de melhorar a pauta da Prefeitura, que ainda não está fechada. “Eu acredito que todos os servidores estão agradecidos por esta iniciativa”, finalizou o presidente do sindicato.

O presidente da Comissão de Servidores, Almir Silva (PR), parabenizou “Marão”. Ele disse que é um defensor dos colaboradores da Casa, que observa o empenho dos servidores e entende que é por merecimento que recebem a atenção do presidente “Marão”. Almir aproveitou para solicitar que os servidores da Prefeitura tenham um aumento maior no tíquete, apesar de saber que a realidade é outra, pois o Executivo conta com cerca de dez mil colaboradores.

Samuel Pereira (PR) também elogiou o trabalho do presidente e lembrou a promessa de “Marão”, ao assumir o cargo, de valorizar o servidor. Ele enalteceu também o trabalho do sindicato.

Para o vereador Fernando Mendes (PTB), o servidor merece ser valorizado, enquanto Ronaldo Amâncio (PTB) parabenizou o presidente, o servidor e a Comissão pelo trabalho realizado. Kaká Carneiro (PR) lembrou que o presidente tem formação como servidor público, e que ele se sentou primeiro com o servidor e não com os políticos. De acordo com ele, é um reconhecimento justo aos servidores, “eles ficam, e nós vamos passar”, afirmou Kaká.

O vereador Chiquinho da Zoonoses (MDB) disse que “Marão” tem realizado um trabalho espetacular com o sindicato, o qual também foi elogiado pelo que tem realizado.

“Marão” agradeceu pelos elogios, mas lembrou que a economia feita pela Casa se deve aos 14 vereadores, para prestigiar os servidores, como a redução das viagens, por exemplo. Ele ainda ressaltou que as propostas passaram pelo entendimento da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Casa, assim como os projetos passaram pelas mãos de todos os vereadores. Ele finalizou afirmando que “o prestígio aumenta as obrigações”.

O líder do Prefeito, Rubério dos Santos (MDB) lembrou que o tíquete faz parte do salário apesar de não incorporar, e é muito importante para os servidores. Sobre o tíquete da Prefeitura, ele comentou que o aumento depende dos repasses do Estado ao Município, sendo que a proposta inicial é de R$ 520. “Quem sabe se a situação melhorar, seja possível dar um aumento maior”, afirmou Rubério.

O servidor Juarez Almeida, que também é integrante do sindicato, também se manifestou. “Diante de tudo o que aconteceu hoje, acredito que todos os servidores estão felizes com o atendimento da pauta”, afirmou. Ele agradeceu a todos os vereadores e assessores que se empenharam para que tudo acontecesse. “Nós servidores só temos que agradecer, e cada vez mais prestar um bom serviço”, concluiu.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU