Severino já propôs Cursos Profissionalizantes para a construção civil

03/09/2010 00:00

Severino já propôs Cursos Profissionalizantes para a construção civil

A fala do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e o Mobiliário de Uberaba, Jose Lacerda Sobrinho, de que sua “proposta para a instalação de escola de formação profissional na cidade, não chegou até o prefeito através dos vereadores”, não tem procedência. Esta garantia foi dada pelo vereador José Severino Rosa (PT), que encaminhou indicação ao Executivo, solicitando a implantação de um Programa de Cursos Profissionalizantes no município, voltado para o setor da construção civil.
O projeto não partiu do próprio Legislativo, segundo Severino, por ser inconstitucional devido ao vício de iniciativa, já que geraria custos para o Executivo. “Por isso, optei por sugerir este estudo e o levantamento da viabilidade do programa para o Executivo. Assim o projeto seria constitucional”, explicou o parlamentar.
Esta indicação, sob o nº 0907, foi encaminhada ao Executivo no dia 29 de março. No documento, Severino propõe a criação de um “Programa Itinerante de Capacitação”, destinado as comunidades rurais e urbanas. Os cursos, explicou, teriam seis meses de duração, sendo ministrados de forma itinerante. O parlamentar sugeriu ainda, a inclusão dos cursos na programação da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), detentora da estrutura didática e de corpo docente preparados para criar e gerir os módulos de ensino.
Como justificativa o vereador alega que a carência de mão-de-obra  e o crescimento no setor da construção civil, aliados a necessidade de oferecer educação profissional a jovens e adultos, sustentam a elaboração e execução do Programa pelo Poder Executivo. O vereador Severino garante que está unido com o Presidente do Sindicato, José Lacerda, quanto à questão e aguarda uma posição favorável do Executivo.