Comportamento, relações de gênero, relações homoafetivas e muito mais para você ficar por dentro da realidade social na atualidade

A entrevistada da jornalista e apresentadora do programa Movimento, Evacira Coraspe, é a psicóloga Alessandra Sallum, que abordará temas polêmicos que abrem grandes discussões nas rodas de conversa. Assuntos que destrincham as entranhas da natureza humana e que são levados à luz de uma forma científica e analítica. As relações entre homem e mulher ou mesmo de pessoas do mesmo sexo, a forma de comportamento da sociedade contemporânea diante das diversidades e a violência que se desenrola perante a intolerância estão entre os assuntos abordados na entrevista. “Quando a intolerância desencadeia violência, seja verbal, seja física, é preciso tratar a sociedade com urgência”, exemplifica a psicóloga.

Alessandra também fala dos conceitos de machismo e feminismo e levanta fatos que passam despercebidos, até mesmo em ambientes de trabalho, como a agressão verbal que diminui a auto-estima da mulher perante os colegas ou insinua que lugar de mulher é nos afazeres domésticos. “Alguns homens relacionam, no ambiente de trabalho, afazeres como limpeza, organização de salas à obrigação das mulheres com frases do tipo ‘com tantas mulheres aqui e a sala está toda suja’… mesmo sendo essa uma obrigação de todos”, exemplifica. A  violência contra a mulher é uma das preocupações do Legislativo de Uberaba. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão, conquistou este ano a aprovação de lei de sua autoria (Lei 13.004), que institui a "Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio", como uma forma de concentrar esforços de luta contra esse mal e levar ao conhecimento público ações que devem ser realizadas ou já estejam em andamento para o combate a tal violência. 

 

Confira a entrevista com a psicóloga pelo canal Evacira Coraspe – programa Movimento, no Youtube, ou pelo canal digital da TV Câmara pela sintonia 61,3, nesta sexta-feira (12/4), às 19 hs, com reprises às segundas-feiras às 15 hs e terças-feiras às 19hs pela TV.

 

 

Jornalista Renata Thomazini

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020