Sindaliu recebe homenagem na Câmara

11/05/2015 00:00

O Sindicato da Indústria da Alimentação de Uberaba, Sindaliu, foi homenageado na manhã desta segunda-feira (11) no Plenário da Câmara Municipal.  O vereador João Gilberto Ripposati é o autor da Homenagem Especial pelos 50 anos de fundação da entidade, que busca o fortalecimento da economia regional, praticando uma política associativista e moderna, sem perder o foco no aprimoramento tecnológico e gerencial de seus associados.
Na solenidade, foram convidados a integrar a Mesa o presidente do sindicato, Joselito Gonçalves Batista, o presidente da FIEMG Regional do Vale do Rio Grande, Nagib Galdino Facury, e a assessora de relações sindicais da FIEMG, Maria Rita Santana - representando o presidente da FIEMG, Olavo Machado Júnior.
O sindicato, que trabalha pelo desenvolvimento sustentável da indústria, já foi presidido pelos empresários José Miguel Árabe (1965 até 1995), Nilo Teodoro Gomes (1995 a 1999), José Roberto Bertoldi (1999 a 2003) e Meneval Prata dos Santos (2004 a 2008). Seu atual presidente, Joselito Batista, em seu pronunciamento, cumprimentou todos os presentes e agradeceu aos parceiros, associados e amigos. "Uma entidade como a nossa não caminha de forma solitária, mas sim de forma comunitária. Desempenhamos um trabalho "mirado" em pessoas totalmente comprometidas com a comunidade e a classe empresarial, assim como nossos ex-presidentes. Ficamos muito honrados com esse reconhecimento proposto pelo nosso amigo Ripposati. Nossos agradecimentos a você e toda essa Casa Legislativa."
Depois de Joselito agradecer e destacar o trabalho realizado pela entidade, aconteceram os pronunciamentos parlamentares. O primeiro a manifestar-se foi Samir Cecílio (SD), que parabenizou Ripposati pela iniciativa, e o sindicato pelo trabalho desenvolvido. "Uma homenagem oportuna e justa. Quando vemos um sindicato completando 50 anos, é muito tempo, muita luta e devoção. E todo esse trabalho é voluntário, altruísta. Um trabalho institucional, em luta do fortalecimento de instituições, que é de suma importância. O meu reconhecimento, e também o da Câmara de vereadores, e nosso muito obrigado." Edcarlo dos Santos - Kaká Se Liga (PSL), Edmilson de Paula (PRTB) e Samuel Pereira (PR) fizeram questão de cumprimentar Ripposati e parabenizar o Sindicato da Indústria da Alimentação de Uberaba. "Ao sindicato, o meu respeito e o nosso trabalho sempre à disposição de vocês", disse Kaká.
O autor da homenagem usou a Tribuna para falar de seus sonhos e destacar a importância do sindicato. "Temos que somar forças para conquistarmos um pólo de fruticultura em Uberaba. Possuímos terras propícias para isso, sem contar que poderemos ver o retorno das indústrias de sucos e doces à cidade. Conquistas viáveis e possíveis. A nossa homenagem ao sindicato é nosso dever. Vocês estão de parabéns e que Deus lhes dê muita força para continuarem nessa trajetória de defesa e aprimoramento. Agradeço os demais colegas pelas palavras e presença no Plenário."
Já o presidente Nagib disse ter ficado muito feliz com essa iniciativa de homenagear o setor. "Meio século de representatividade, o que não é pouco. Ver o setor produtivo ser lembrado é importante. Quero agradecer as palavras aqui dedicadas a nós. Somos doze sindicatos que representam as indústrias em Uberaba, as empresas de todos os segmentos, e todos estamos sendo prestigiados nesse momento", comemorou.
Depois da assessora da FIEMG, Maria Rita, enaltecer os trabalhos dos parlamentares e parabenizar os homenageados, o presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra (SD), destacou os esforços e desafios do SINDALIU e exaltou João Ripposati. "Há poucos homens capazes de prestar homenagens ao sucesso, qualquer que seja ele. Vossa Excelência, como homem público, tem demonstrado que pra cada problema há solução, e com esta homenagem reconhece o trabalho  do sindicato na defesa, não só de seus servidores, mas também das propostas de melhorias para o desenvolvimento do setor alimentício no Município. Fica o nosso reconhecimento à sua iniciativa, uma justa homenagem", e acrescentou: "hoje podemos ver um sindicato forte, que faz progredir o nosso município com muito orgulho. Parabéns SINDALIU e Ripposati", encerrando a solenidade.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação